3 min

Os portugueses necessitam de um maior conforto térmico nas suas habitações

Publicado em 03.02.2022
Revista Vida Imobiliária Conforto térmico

De acordo com um estudo realizado pelo Portal da Construção Sustentável em parceria com a Quercus, 74% dos portugueses afirmam considerar as suas casas frias no inverno e apenas 1% as vê como termicamente confortáveis. Estes dados evidenciam a necessidade de informar e sensibilizar os portugueses para um direito e uma prioridade em pleno século XXI - o conforto em casa.

Existem várias formas de isolarmos as nossas casas e é neste quadro que entra o ETICS. ETICS é um acrónimo inglês que significa External Thermal Insulation Composite System, mas que podemos simplificar e traduzir para o nosso idioma como “Isolamento Térmico pelo Exterior”.

Em Portugal, tornou-se na principal solução de isolamento e revestimento de fachadas, representando cerca de 60% das áreas intervencionadas anualmente, tanto em obra nova como em reabilitação, devido à excelente relação custo/benefício da solução e à sua versatilidade, conferindo um notório incremento do conforto térmico nas habitações.

Mas então, que outras vantagens apresenta o ETICS?

Dado ser uma solução aplicada continuamente pelo exterior a fachada não apresenta pontes térmicas, sendo por isso mais eficiente, além de que não limita a área útil interior da habitação. Adicionalmente, o cliente final pode continuar a habitar a sua casa enquanto os trabalhos decorrem, em caso de renovação.

Em função dos isolantes incorporados, o ETICS também cumpre os requisitos do Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios, inclusive para aqueles em altura (> 28m), particularmente relevante para os edifícios multifamiliares.

Concluímos que, não obstante o conforto térmico, há uma série de outras vantagens que tornam o ETICS numa solução crucial para os dias de hoje, nomeadamente a sua contribuição para um planeta mais sustentável. Em termos de impacto energético, estudos afirmam que através do ETICS se conseguem reduzir os consumos em cerca de 20% a 30%.

Encontra-se em vigor até 31 de março de 2022 a 2ª fase de Apoio Edifícios + Sustentáveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em que é reforçado o investimento em eficiência energética em edifícios com uma dotação de mais 15 milhões de euros. É uma excelente oportunidade para alavancar as soluções do tipo ETICS!

Compete ao setor continuar a promover ativamente as mais valias desta solução para que todas as famílias possam usufruir do conforto térmico nas suas casas.

 

Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Vida Imobiliária