Os portugueses necessitam de um maior conforto térmico nas suas habitações

De acordo com um estudo realizado pelo Portal da Construção Sustentável em parceria com a Quercus, 74% dos portugueses afirmam considerar as suas casas frias no inverno e apenas 1% as vê como termicamente confortáveis. Estes dados evidenciam a necessidade de informar e sensibilizar os portugueses para um direito e uma prioridade em pleno século XXI - o conforto em casa.
Existem várias formas de isolarmos as nossas casas e é neste quadro que entra o ETICS. ETICS é um acrónimo inglês que significa External Thermal Insulation Composite System, mas que podemos simplificar e traduzir para o nosso idioma como “Isolamento Térmico pelo Exterior”.
Em Portugal, tornou-se na principal solução de isolamento e revestimento de fachadas, representando cerca de 60% das áreas intervencionadas anualmente, tanto em obra nova como em reabilitação, devido à excelente relação custo/benefício da solução e à sua versatilidade, conferindo um notório incremento do conforto térmico nas habitações.
Mas então, que outras vantagens apresenta o ETICS?
Dado ser uma solução aplicada continuamente pelo exterior a fachada não apresenta pontes térmicas, sendo por isso mais eficiente, além de que não limita a área útil interior da habitação. Adicionalmente, o cliente final pode continuar a habitar a sua casa enquanto os trabalhos decorrem, em caso de renovação.
Em função dos isolantes incorporados, o ETICS também cumpre os requisitos do Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios, inclusive para aqueles em altura (> 28m), particularmente relevante para os edifícios multifamiliares.
Concluímos que, não obstante o conforto térmico, há uma série de outras vantagens que tornam o ETICS numa solução crucial para os dias de hoje, nomeadamente a sua contribuição para um planeta mais sustentável. Em termos de impacto energético, estudos afirmam que através do ETICS se conseguem reduzir os consumos em cerca de 20% a 30%.
Encontra-se em vigor até 31 de março de 2022 a 2ª fase de Apoio Edifícios + Sustentáveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em que é reforçado o investimento em eficiência energética em edifícios com uma dotação de mais 15 milhões de euros. É uma excelente oportunidade para alavancar as soluções do tipo ETICS!
Compete ao setor continuar a promover ativamente as mais valias desta solução para que todas as famílias possam usufruir do conforto térmico nas suas casas.
Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Vida Imobiliária