3 min

Benefícios do reboco isolante

Publicado em 01.08.2021
Reboco Isolante - Artigo Energuia
Reboco Isolante - Artigo Energuia

O reboco isolante é um produto “dois em um” que, para além de regularizar o suporte como um reboco tradicional, possui uma performance térmica relevante, o que justifica o seu incremento no mercado ao longo dos últimos anos.

Em muitos casos, tem-se verificado a preferência por esta solução em detrimento das placas de isolamento habitualmente aplicadas, nomeadamente em sistemas ETICS, dadas as suas valências técnicas e respetiva versatilidade em obra.

Dado este paralelismo entre o reboco isolante e as placas de isolamento, vale a pena perceber os prós e os contras destas duas soluções:

– A placa isolante deve, preferencialmente, ser aplicada após a regularização do suporte para garantir uma perfeita aderência e horizontalidade da própria fachada;

– O reboco isolante não exige este cuidado, por ser um produto que pode ser aplicado por projeção mecânica e, como tal, adapta-se ao suporte, seja este regular ou não (um aspeto especialmente importante na reabilitação de edificado antigo, em que os suportes, na sua maioria, são toscos);

– Por outro lado, a performance térmica do reboco isolante atinge valores muito próximos dos de uma placa isolante. Dada a possibilidade de ser aplicado com diversas espessuras, as performances térmicas necessárias para atingir o conforto interior pretendido são facilmente atingidas por esta solução;

– A aplicação de um reboco isolante vs uma placa de isolamento traduz-se em menores encargos de instalação na execução de uma fachada termicamente eficiente;

– Por último, mas não menos importante, ambas as soluções permitem uma maior eficiência térmica dos edifícios, reduzindo perdas energéticas, o que se traduz em menores consumos de energia e, consequentemente, uma menor pegada ambiental.

O produto webertherm aislone da marca Weber, da Saint-Gobain Portugal, é um reboco isolante que, além da performance térmica apresentada (condutibilidade térmica = 0,042 W/m.K), é de simples aplicação (manual ou mecânica) e apresenta uma composição à base de cal, o que o torna versátil, adequando-se tanto para obra nova como renovação.

No campo da renovação e reabilitação, o webertherm aislone é especialmente relevante dada a sua proposta de valor. É compatível com suportes antigos e irregulares, como tabique, taipa ou alvenarias toscas com argamassas de cal, e apresenta alta permeabilidade ao vapor, garantindo a respirabilidade da fachada. Apresenta ainda baixa densidade, não sobrecarregando ou comprometendo a estrutura existente com cargas adicionais para as quais não estaria dimensionada (aspeto especialmente relevante em edificado antigo). Por fim, é aplicável até 80 mm de espessura, oferecendo uma melhoria térmica significativa face à existente antes da intervenção.

Este último ponto assume particular importância dado que a eficiência dos edifícios — sobretudo a eficiência térmica — é atualmente um dos temas em destaque no setor. Note-se que, comparativamente com uma solução convencional de ETICS, a solução baseada no webertherm aislone - sistema webertherm mechanic - não implica necessidades ou cuidados acrescidos de manutenção.

Pode concluir-se que é possível conjugar conforto, eficiência, rentabilidade e sustentabilidade na construção.

Carolina Mateus, Gestora de Produto Saint-Gobain Portugal S.A. in Energuia