4 min

Como aumentar o conforto nos edifícios usando ferramentas de eficiência energética?

Publicado em 11.08.2021
Conforto e eficiência energética

Os materiais e soluções que tornam os edifícios mais eficientes no consumo de energia têm também impacto positivo no conforto e bem-estar dos utilizadores.

A qualidade de vida e o bem-estar associados ou resultantes da utilização dos edifícios são em grande medida avaliados pelo nível de conforto que experimentamos.

A Saint-Gobain não constrói edifícios, mas oferece soluções para os equipar, criando condições para que as várias vertentes do conforto sejam cumpridas de forma eficaz:

Conforto térmico e desempenho energético, permitindo-nos usufruir de uma temperatura interior agradável durante todo o ano com baixo consumo de energia.

Conforto na saúde, através da melhoria da qualidade do ar interior.

Conforto acústico, reduzindo os problemas relacionados com o ruído interior e exterior.

Conforto visual, tirando partido da iluminação natural para potenciar o bem-estar físico e a satisfação estética.

Através da instalação de soluções de isolamento térmico que reduzam as perdas e ganhos de calor através das fachadas e coberturas, consegue obter-se uma grande redução da energia necessária para manter os espaços habitáveis a temperaturas confortáveis todo o ano.

O aquecimento e arrefecimento de um espaço podem ser feitos recorrendo a uma utilização mínima de energia se este estiver adequadamente isolado termicamente. Estas soluções podem ser instaladas:

pelo exterior usando sistemas do tipo ETICS, fachada ventilada, fachada ligeira isolada, coberturas planas ou inclinadas com isolamento;

pelo interior, usando sistemas de revestimento com placa de gesso e isolamento em fachada e isolamento interior em coberturas planas ou inclinadas.

A renovação do ar interior é uma necessidade para que este não se torne um risco para a saúde. Está demonstrado que o ar contaminado tem impacto negativo no bem-estar, produtividade e, em última análise, na saúde dos utilizadores dos espaços, podendo provocar alergias e doenças respiratórias.

Algumas das soluções destinadas à melhoraria do conforto térmico através do isolamento podem também contribuir para a qualidade do ar interior. É o caso de soluções que incluem placas de gesso, já que estas podem incorporar tecnologias que permitem purificar compostos nocivos para a saúde do ar interior e transformá-los em elementos não nocivos, como a tecnologia Activ'Air®.

Outro aspeto que vale a pena referir no que respeita à necessária renovação do ar é o arrefecimento resultante da extração do ar aquecido interior, substituído por ar insuflado do exterior, normalmente mais frio. Analisado desta forma, o processo representa uma perda para a temperatura do ar interior que deve ser compensada com aquecimento e, portanto, consumo de energia.

É, no entanto, possível utilizar a temperatura do ar interior em extração para aquecer o ar renovado mais frio que entra, reduzindo o impacto na temperatura interior. Tal é conseguido através de equipamentos de permuta de calor que permitem realizar esta transferência, reduzindo a necessidade de compensação do arrefecimento.

O conforto visual é em grande medida resultado da possibilidade de utilização de luz natural na iluminação dos espaços. Por outro lado, os ganhos solares através dos envidraçados ajudam, nas estações frias, a aumentar a temperatura interior sem recurso a soluções de aquecimento. No entanto, nas estações quentes a penetração descontrolada de luz solar no interior pode provocar condições de desconforto por excesso de temperatura, obrigando a arrefecimento.

A utilização de envidraçados adequadamente orientados, executados com soluções de vidro que controlem adequadamente os ganhos solares mantendo a capacidade de iluminação e com recurso a soluções de sombreamento bem projetadas, permitem tirar partido dos aspetos positivos associados à qualidade da iluminação e ao aquecimento natural, limitando os aspetos negativos associados à captação indesejada de energia solar.