4 min

Conforto com Placotherm® V, uma solução para fachada ventilada

Publicado em 30.06.2021
Conforto Placotherm V

Atualmente, a utilização eficiente de recursos é uma prioridade e preocupação global. Esta eficiência é um dos caminhos que nos pode levar a um destino com um menor impacto das emissões de carbono, promovendo um planeta mais saudável e sustentável.

O setor da construção civil tem um grande impacto ambiental, principalmente na fase da construção, através da geração de resíduos, ruído, desperdício de água, desflorestação e não só.

Deste modo, na fase de projeto, a escolha dos materiais e soluções é impactante, tanto a curto como a longo prazo. Algumas das estratégias possíveis de adotar na fase de projeto, para mitigar estes impactos, são a escolha de materiais com baixa pegada de carbono (naturais, reciclados, etc), de maior durabilidade, e também de soluções construtivas que se traduzam em baixas necessidades de consumo.

Numa habitação, por exemplo, a climatização necessária para se atingir um conforto térmico interior pode representar até 16% dos consumos energéticos totais. Atualmente, já se procuram utilizar fontes renováveis para produção de energia reduzindo o impacto ambiental desta atividade, no entanto a escolha de soluções construtivas na fase de projeto é um trabalho a montante que contribui positivamente para um decréscimo de necessidades térmicas, seja aquecimento ou arrefecimento, quer em construção nova ou reabilitação.

Num edifício, as trocas de calor poderão ocorrer de diferentes formas: pela cobertura, pelos envidraçados, pelas fachadas ou através de pontes térmicas (elementos construtivos com diferente condutibilidade térmica ou geometria), resumidamente, podemos dizer que as trocas de calor ocorrem por qualquer elemento que separe o interior do edifício do ambiente exterior, caso não exista um adequado isolamento térmico.

Contudo, existem formas de diminuir estas transferências de calor, diminuindo consumos e aumentando conforto. Uma dela é através da solução fachada ventilada.

A fachada ventilada é uma solução construtiva composta, que permite a fixação de uma solução de isolamento térmico no pano exterior de fachada, utilizada tanto em construção nova como em reabilitação, capaz de eliminar as habituais pontes térmicas associadas (não só a arestas de lajes, mas também pilares, encontros com portadas e ainda carpintarias). Esta solução, ao conferir isolamento e maior inércia térmica ao edifício, contribui substancialmente para menores necessidades de aquecimento no inverno. Uma particularidade desta solução, que outras soluções de isolamento térmico não possuem, é a incorporação de uma câmara ventilada. Este sistema permite a criação de uma cortina de ar entre o revestimento exterior e o isolamento térmico, arrefecendo a temperatura exterior da fachada, resultando num maior conforto interior e em menores consumos de arrefecimento, até mesmo no Verão. O facto desta solução ser totalmente aplicada no exterior, em nada compromete a continuidade do usufruto do espaço interior do edifício, mesmo durante a sua instalação. Por fim, outro aspeto relevante é o conforto acústico interior que a solução possibilita, uma vez que isola o ruído exterior, como o tráfego automóvel, até 11 dB.

A fachada ventilada Placotherm® V é uma solução Saint-Gobain Portugal que proporciona um elevado desempenho de isolamento térmico e de reação ao fogo, através da utilização da lã mineral da marca ISOVER, e uma eficaz proteção às intempéries através da utilização da placa de gesso com Glasroc® X da marca Placo® e de acabamentos da marca Weber. Testada e com performance técnica comprovada, a fachada ventilada Placotherm® V satisfaz os mais exigentes critérios de eficiência energética em edifícios.

Um presente focado no futuro - sustentável e inovador.

Carolina Mateus, Gestora de Produto da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Vida Imobiliária