2 min

Conforto térmico e eficiência energética

Publicado em 11.08.2021
Eficiência energética e conforto térmico

A eficiência energética é a atividade que procura melhorar o uso da energia, usando-a de modo mais racional e permitindo fazer mais com menos gasto energético.

Nos edifícios, a eficiência energética surge frequentemente associada aos sistemas de climatização, aquecimento de águas e luz elétrica. Tradicionalmente, estes sistemas funcionam com recurso a combustíveis fósseis, o que além de não ser sustentável e amigo do ambiente, traduz-se em custos elevados e de forma contínua para o utilizador.

Nos últimos anos, a utilização de energias renováveis — como a geotermia, biomassa, movimento das marés e das ondas, vento, sol e água — tem vindo a ser promovida como alternativa. Estas fontes evitam que se consumam combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, para gerar eletricidade, assim como a emissão de gases com efeito de estufa. Ajudam ainda a reduzir o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade, contribuindo para uma maior sustentabilidade económica e ambiental dos países.

Um bom exemplo é a instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios, representando numa redução média de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias.

Embora esta abordagem nos sistemas energéticos presentes num edifício seja relevante para a eficiência energética, quando se trata de conforto térmico, é necessário atuar também noutras vertentes, já que, mesmo com recurso a fontes limpas, a eficiência está fortemente relacionada com a taxa de consumo e não somente com fonte geradora.

Os sistemas de climatização são de facto o primeiro recurso que nos ocorre para que nos sintamos confortáveis termicamente, seja no inverno com recurso, por exemplo, a uma caldeira ou lareira; ou no verão usando sistemas de ar condicionado. No entanto, se o edifício não tiver bem concebido com esse objetivo (com isolamento térmico na envolvente, boa exposição solar, sistemas construtivos eficientes) esse conforto ficará comprometido, bem como, e principalmente, a eficiência energética.