3 min

Conforto térmico no conceito passive house

Publicado em 11.08.2021
Conforto térmico passive house

Passive house é um conceito construtivo que define um padrão de elevado desempenho que é eficiente energeticamente, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.

As passive houses são edifícios concebidos para serem confortáveis e eficientes todo o ano, garantindo um ambiente acolhedor no inverno e uma temperatura agradável no verão. Para tal atua-se principalmente a nível do isolamento da envolvente do edifício; da escolha de janelas e portas; da incorporação de sistema de ventilação com recuperação de calor; na estanquidade ao ar da envolvente do edifício; e na redução das pontes térmicas na envolvente do edifício.

Como é que as passive houses garantem o conforto térmico, seja no inverno ou verão?

Orientação do edifício

As janelas orientadas a nascente ou poente são vulneráveis no verão, pois a baixa altitude do sol da manhã e da tarde dificulta a possibilidade de sombreamento. Já as janelas orientadas a sul podem ser mais facilmente sombreadas no verão e durante o inverno aproveitam grande parte dos ganhos solares.

Janelas e sombreamento

Não é só a orientação solar que é relevante, também a dimensão dos vãos e a qualidade e tipo de envidraçado e caixilharia influenciam o desempenho do edifício. Em qualquer edifício, seja uma passive house ou não, o sombreamento tem um papel muito importante para manter uma temperatura confortável. Nas passive house os sombreamentos são projetados para utilizar da melhor forma o ângulo do Sol, quer no verão (reduzindo ganhos solares), quer no inverno (maximizando-os).

Isolamento térmico e estanquidade ao ar

Independentemente do clima do local onde a passive house é construída ela será sempre muito isolada e com elevada estanquidade ao ar. Estas são duas premissas do conceito em si. O isolamento térmico e a estanquidade ao ar irão reduzir as transferências de calor do edifício. Quando for necessária uma renovação de ar, o sistema de ventilação irá garanti-la (especialmente no verão, para reduzir a temperatura interior).

Ventilação mecânica

Os edifícios passive house possuem um sistema de ventilação mecânica que durante os meses de inverno funciona com recuperação de calor. Ou seja o calor que é extraído aquece “ o ar frio que entra. Já nos meses de verão o sistema permite fazer um bypass ao permutador de calor, ou seja inverter a direção do fluxo de calor. Assim, sempre que as condições o permitam, o sistema de ventilação retira o ar quente do interior e deixa entrar o ar mais frio do exterior (nomeadamente durante a noite). E ainda permite que o ar que passa pelo sistema seja filtrado. Desta forma permite-se um arrefecimento do ar interior durante a noite e garante-se a qualidade do ar com circulação de ar limpo pelo filtro.

Redução de ganhos internos

A utilização do edifício é importante pois influencia significativamente a produção” de calor interno, aquilo a que os técnicos chamam de ganhos internos”. Estas fontes internas de calor advêm da utilização de equipamentos elétricos, da iluminação ou do simples ato de cozinhar… No dimensionamento de uma passive house, nomeadamente para o verão, é fundamental minimizar os ganhos internos, bem como o consumo energético de todos os equipamentos. Também por isso é tão importante perceber a relação entre cargas internas e conforto de verão com o Passive House Planning Package (PHPP).

Fonte: Associação Passivhaus Portugal - PHPT

Ainda ficaste com dúvidas? A Associação Passivhaus Portugal esclarece tudo nas FAQS.