3 min

Conhece as principais normas nacionais e internacionais aplicáveis à conceção e execução de pavimentos para uso industrial

Publicado em 30.06.2021
ebook pavimentos site

A instalação técnica de pavimentos em locais para uso industrial representa um enorme desafio para os fabricantes dos materiais aplicados, assim como para as empresas que prestam serviços de conceção e execução deste tipo de infraestruturas.

Além da necessidade de oferecer soluções duráveis, de fácil manutenção e capazes de resistir ao desgaste provocado pelo elevado tráfego de máquinas e pessoas, as empresas veem o seu trabalho dificultado pelo facto de a legislação nacional existente não regulamentar todo o processo de execução nem abranger a totalidade os componentes que integram este tipo de pavimentos.

A pensar neste desafio, os especialistas da Saint-Gobain Weber prepararam um ebook que reúne num só documento informação sobre as diversas normas nacionais e europeias aplicáveis aos pavimentos térreos industriais, assim como um breve resumo dos documentos técnicos internacionais relevantes.

Nesta última categoria merecem destaque o TR 34 - Concrete Industrial Ground Floors, editado pela organização inglesa The Concrete Society, e o Guide Technique n.º 3577 de janeiro de 2010 do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB). Estes documentos podem servir como referência na definição dos requisitos necessários para o correto dimensionamento e execução de pavimentos, assim como para o seu uso, garantindo segurança, conforto e higiene para os utilizadores.

O documento técnico TR34 - Concrete Industrial Ground Floors oferece informação sobre os requisitos para os materiais constituintes de betonilhas de nivelamento, assim como sobre as propriedades desses materiais. Fornece ainda valores recomendados para cargas permanentes em novos edifícios e estruturas, em particular para pavimentos industriais, e especifica métodos de ensaios a realizar nos materiais constituintes das betonilhas.

Já o Cahier du Guide Technique n.º 3577 do CSTB aplica-se a instalações de uso industrial caracterizado pela predominância de tensões mecânicas e químicas severas, independentemente da natureza do revestimento do piso ou da camada de desgaste. As normas descritas aplicam-se a armazéns e locais de armazenamento, oficinas de produção industrial mecânica, agroalimentar, química, farmacêutica, eletrónica, hangares aeronáuticos, edifícios agrícolas, gráficas, etc.

Neste documento, o CSTB apresenta dois tipos de classificação para o revestimento de pavimentos: a Classificação I/MC, que se aplica a locais de uso industrial; e a  Classificação UPEC, aplicável a locais de uso coletivo não industrial, como habitações, ginásios, hospitais ou zonas comerciais. O objetivo é atribuir uma classificação funcional ao pavimento, predefinindo os requisitos relativamente às ações mecânicas e químicas a que este estará sujeito, permitindo assim selecionar o tipo de betonilha mais adequado para cada pavimento e tipo de uso.

Faz download do ebook gratuito Regulamentação em Pavimentos para Uso Industrial aqui.