Imobiliário ainda tem um longo caminho tecnológico a percorrer

Especialistas consideram que o sector ainda está “agarrado a métodos tradicionais” e destacam que os próximos avanços vão passar por vertentes como os sistemas de controlo ambiental e a sustentabilidade.
- Que melhorias tecnológicas falta introduzir no sector imobiliário?
O sector imobiliário está em constante evolução e à medida que a tecnologia avança surgem novas oportunidades para tornar os edifícios mais sustentáveis, inteligentes e eficientes.
No entanto, ainda há muito que pode ser feito para alcançarmos a inovação e automatização no sector. Na nossa atividade, um dos principais constrangimentos enfrentados é a falta de mão-de-obra especializada.
A escassez de trabalhadores não é uma novidade para o sector da construção, mas tem piorado desde o período pandémico e pode colocar em causa vários projetos a longo prazo. No sentido de enfrentar esta crise de mão-de-obra qualificada, acreditamos na necessidade de investir em tecnologias que possam ajudar a automatizar os processos construtivos e complementar o trabalho dos profissionais.
Desta forma, uma das inovações que nos tem permitido automatizar a indústria é o nosso serviço mecanizado weberfloor pump truck, da marca Weber, para aplicação de pavimentos. Ao oferecer uma economia significativa de tempo e de custos em obra para o aplicador, contribui ainda para a sustentabilidade do sector ao não utilizar sacos para a entrega do produto e ao possibilitar reabastecimentos de areia perto do local de obra, diminuindo, assim, o CO2 associado ao transporte.
A par disso, não podemos deixar de mencionar o contributo da construção sustentável para o avanço tecnológico da nossa atividade. Apenas é possível alcançar cidades responsáveis se considerarmos a estrutura de um projeto na sua totalidade aplicando conceitos como a energia renovável, a eficiência hídrica, materiais de construção sustentáveis e tecnologia inteligente.
Bruno Lobo, Gestor de Soluções - Construção Industrializada na Saint-Gobain Portugal, in Especial Imobiliário e Tecnologia do Jornal Económico.