2 min

"Desafios acrescidos", do setor imobiliário no ano 2022

Publicado em 12.07.2022
Desafios acrescidos setor imobiliário

O ano de 2021 foi surpreendente para o setor imobiliário. Superando as expetativas, assistimos a uma dinâmica muito relevante em vários segmentos, apoiada no investimento privado e também pelo incentivo público, com programas como o PRR. Apesar da instabilidade dos preços e escassez de recursos, contornámos os efeitos da pandemia.

Este ano, a atividade continua a desenvolver-se fortemente, embora acrescida de desafios. Num cenário de uma guerra impensável e após 2 anos de Covid-19, os aumentos dos custos e preços já suplantaram o ano passado e a incerteza do futuro continua. É crítico seguir de perto a rentabilidade do negócio. É uma oportunidade para continuar a explorar os temas da acessibilidade à habitação, sustentabilidade ou produtividade.

Faltam casas no mercado, especialmente para o segmento médio, onde o impacto dos preços é maior. A inflação e o eventual aumento das taxas de juro podem ser fatores limitadores.

A sustentabilidade é o tema do momento e contempla várias dimensões. A certificação de edifício sustentável cujos benefícios são transversais aos interessados: fabricantes, promotores, construtores, utilizadores. Investir num edifício certificado adiciona valor e diferenciação.

Quanto à produtividade, com a falta de habitações, escassez de mão de obra e variação de preços, a resposta passa por desenvolver soluções de industrialização. É uma das nossas apostas.

Estes são desafios conjuntos e para os quais demonstramos toda a disponibilidade para uma participação ativa.

Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal S.A. in Guia da Promoção Imobiliária 2022