2 min

Imobiliário português segue o caminho da descarbonização

Publicado em 13.06.2022
Descarbonização setor imobiliário

O desafio ambiental é de todos, e o imobiliário não é exceção. Toda a fileira tem de se envolver para atingir as metas de descarbonização necessárias para evitar o pior, um processo que está ainda no início, mas com perspetivas positivas.

Por isso, a Revista Vida Imobiliária, desenvolveu um artigo com vários intervenientes importantes do setor imobiliário português, para avaliar as suas ações face a esta temática, que contou com a participação da Saint-Gobain Portugal.

Segundo Vasco Pereira, Responsável da Academia Saint-Gobain, uma das estratégias para a redução da incorporação de carbono nos edifícios passa pela utilização na construção, em obra nova ou em reabilitação, de materiais cujos componentes incorporem reduções nas emissões de dióxido de carbono no seu processo produtivo e/ou resultem de reutilização de resíduos ou desperdícios de outras indústrias.

A Saint-Gobain Portugal, através da marca Weber, tem investido muito esforço ao longo dos anos recentes no desenvolvimento de argamassas que utilizem ligantes cuja produção signifique menor emissão de CO2 em substituição de ligantes tradicionais, e que incorporem agregados que são resíduos de outras indústrias: areias que são desperdício da indústria da celulose, ou partículas de borracha resultantes da trituração de pneus usados.

Por outro lado, a melhoria da eficiência energética dos edifícios durante a sua utilização é também uma estratégia com elevado potencial no cumprimento deste objetivo, a marca Placo® inclui na sua oferta soluções que respondem a estas necessidades.

Sendo que os edifícios novos devem já obedecer a um conjunto de requisitos regulamentares de eficiência, é claramente na reabilitação dos edifícios existentes que está o maior potencial de melhoria. A Saint-Gobain Portugal, através da marca ISOVER, propõe uma alargada oferta de materiais de isolamento térmico em lã de vidro e lã de rocha, que incorporadas em sistemas construtivos diversos aplicados na envolvente dos edifícios novos ou reabilitados, contribuem para a melhoria da sua eficiência na utilização de energia em condições de conforto.

Vasco Pereira, Responsável da Academia Saint-Gobain in Revista Vida Imobiliária