3 min

Descobre a importância da resistência ao fogo nas condutas

Publicado em 18.10.2021
Proteção Condutas Ultimate

Aquando a construção de um edifício, este pode ser pensado para desempenhar mais do que uma função – comercial e residencial, estacionamento e residencial, entre outros – e pode ter menor ou maior dimensão – habitação multifamiliar – onde alguns dos elementos de compartimentação vertical ou horizontal, isto é, algumas paredes ou lajes, têm que desempenhar funções de resistência ao fogo.

A resistência ao fogo traduz-se na maior parte das situações por Requisitos EI, ou seja, E – estanquidade às chamas e gases e I – isolamento térmico entre a zona onde ocorre o incêndio e a zona a proteger. O tempo durante o qual se verificam estas funções, indicado por classes em minutos, consta da classificação do elemento, podendo haver elementos com resistência EI 60, que garantem a proteção de pelo menos uma hora, ou um EI 120, etc.

Podemos exemplificar com a referência a uma conduta de ventilação que ao atravessar um elemento com resistência ao fogo, pode derivar em duas situações, ou se preveem dispositivos de obturação da zona de atravessamento em caso de incêndio – registo corta-fogo, ou a própria conduta deve ter resistência ao fogo, com a mesma classe de resistência que o elemento atravessado.

As condutas de desenfumagem – destinadas à extração de fumos em situação de incêndio – devem também ser resistentes ao fogo, com a agravante de terem que permanecer em serviço durante o incêndio, logo têm que ser mais robustas que as condutas de ventilação.

O Grupo Saint-Gobain desenvolveu uma lã mineral produzida a partir de rocha basáltica, com ponto de fusão superior a 1.000º C, que tira partido de um sistema de filtragem mais avançado que as lãs de rocha correntes, designada por ULTIMATE.

As lãs minerais ULTIMATE aplicam-se nas mais exigentes situações de proteção contra o fogo, seja em condutas de ventilação e extração, seja em embarcações. Assim sendo, a solução ULTIMATE PROTECT para condutas com resistência ao fogo está abrangido por dois Documentos Europeus de Avaliação Técnica (ETA) para a Classe de Resistência EI 120, tanto em condutas circulares como em retangulares. A solução de instalação mais rápida e mais leve do que os sistemas que utilizam lãs de rocha correntes ou painéis de silicato de cálcio, onde a instalação é mais limpa, higiénica e visualmente agradável do que a popular solução de projeção de argamassas com fibras.

Pensar-se num cenário de incêndio, pode à-partida ser assustador, mas a melhor forma de proporcionar segurança a todos os que possam ocupar um edifico, é ter uma solução adequada com resistência ao fogo, seja qual for o tipo de instalação.