4 min

Descubra a gama de soluções Saint-Gobain para a eficiência energética dos edifícios

Publicado em 11.08.2021
Eficiência energética - Soluções Saint-Gobain

Reduzir o consumo energético de um edifício e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto dos seus utilizadores? Esta é uma missão possível com as soluções de eficiência energética da Saint-Gobain. Descubra-as neste artigo.

Na Europa, os edifícios são responsáveis por cerca de 35% a 40% do consumo global de energia. Uma fatia muito relevante que justifica o investimento em medidas que aumentem a eficiência energética dos edifícios e, simultaneamente, tenham impacto positivo no conforto dos utilizadores.

Reforçar o isolamento térmico da envolvente (fachadas e coberturas), aumentar a eficácia na captação e utilização da energia solar para o aquecimento dos espaços e da água sanitária, melhorar o controlo da ventilação e utilizar a inércia térmica dos materiais para minimizar os picos de temperatura são algumas das medidas recomendadas. Parte delas está inclusivamente regulamentada por normativas da UE e é já aplicada de forma mais ou menos intensiva.

As soluções para a melhoria da eficiência energética dos edifícios dividem-se em dois grandes tipos:

  1. Soluções de eficiência ativa, que implicam a utilização de equipamentos de elevado rendimento e baixo consumo energético, como caldeiras e bombas de calor na geração de temperatura, ar condicionado no arrefecimento ou sistemas de piso radiante, entre outros.

  2. Soluções de eficiência passiva, como materiais de isolamento térmico da envolvente opaca, envidraçados de elevada eficiência na captação e controle da radiação solar, condutas de ar isoladas termicamente para conservar a temperatura no transporte de ar aquecido e materiais com elevada inércia térmica, que permitam conservar por mais tempo os ganhos de energia conseguidos.


Saint-Gobain: soluções de eficiência passiva

A gama de soluções da Saint-Gobain para a promoção da eficiência energética dos edifícios centra-se no âmbito das soluções passivas. As nossas grandes áreas de intervenção são:

  • Soluções de isolamento térmico da envolvente opaca do edifício, com aplicação na fachada e na cobertura, plana ou inclinada, pela face exterior ou interior, em função da necessidade;

  • Soluções em vidro de elevado desempenho para os vãos de fachada, que permitem controlar eficazmente a captação da energia solar como fonte de aquecimento, garantindo a transparência necessária à boa iluminação natural;

  • Soluções de condutas de ventilação com isolamento térmico, que permitem o transporte do ar a distâncias consideráveis conservando eficazmente a sua temperatura.

No campo das soluções para isolamento térmico de fachadas, destaca-se a gama de sistemas Weber de tipo ETICS, designados webertherm, que combina a aplicação em contínuo de material isolante com argamassas e acabamentos coloridos de elevado desempenho no revestimento pelo exterior. Nesta gama destacam-se os sistemas webertherm comfort e webertherm mineral, que incluem isolantes em lã de vidro e lã de rocha respetivamente, da marca ISOVER.

Ainda no âmbito das soluções de isolamento térmico de fachadas, a Saint-Gobain oferece soluções baseadas em placas de gesso, designadas como Placotherm®. Esta gama inclui duas soluções:

  • Uma solução do tipo fachada ventilada, Placotherm V®, que combina material isolante em lã de vidro com estrutura metálica de suporte, placas de gesso para fachada e argamassas de acabamento;

  • Uma solução de fachada integral aligeirada, Placotherm Integra®, que combina uma estrutura metálica específica, material isolante em lã de vidro, placas de gesso para fachada e argamassas de acabamento.

Nas soluções de vidro para a fachada, destaca-se a gama de vidro duplo ou triplo Climalit Plus. Esta gama apresenta elevada eficiência no controle dos ganhos solares e da transmissão de calor, garantindo índices elevados de transmissão luminosa.

Na condução de ar aquecido ou arrefecido em sistemas de ventilação, é importante conservar a temperatura definida à saída dos equipamentos, reduzindo as perdas ao longo do percurso e, consequentemente, controlando o consumo de energia nos equipamentos. As soluções de condutas isoladas Climaver da marca ISOVER, construídas a partir de painéis em lã mineral, permitem criar sistemas de ventilação com elevado desempenho e eficiência na utilização de energia.

Esta condutas podem ser construídas com dois produtos amigos do ambiente, o Climaver Neto e o Climaver Plus R. O Climaver Neto é um painel de lã mineral de vidro de alta densidade, com excelente desempenho acústico e comportamento térmico, contém mais de 50% de material reciclado, sendo a lã mineral que o compõe 100% reciclável. O Climaver Plus R é um painel compacto de lã mineral de vidro para condutas revestido com alumínio em ambas as faces é um produto sustentável, em lã mineral 100% reciclável, composto por mais de 50% de material reciclado.

Trabalhamos todos os dias com o foco na construção sustentável.