3 min

A economia circular na Saint-Gobain Portugal

Publicado em 13.10.2021
Economia Circular - Compromisso Saint-Gobain

A sustentabilidade adquiriu um estatuto que no decorrer dos anos permitiu à sociedade em geral perceber a urgência deste tema pela sua importância, uma vez que a escassez de recursos naturais está a cada dia mais presente. Todas as chamadas de atenção que recebemos para a consciencialização da sua limitação e a gestão do uso diário destes mesmos recursos, levou a demonstrar-nos, até durante a pandemia, que a mudança de comportamento é urgente tanto para os indivíduos, quanto para as instituições e organizações. Foi também a partir daqui que muitos outros conceitos ganharam ainda mais relevo, como é o caso do conceito de economia circular.

Este conceito de economia circular pretende mudar os comportamentos praticados no atual modelo económico, em que no final de uma cadeia de valor está o desperdício – “produzir, utilizar, desperdiçar” – tendo como resultado um consumo excessivo de recursos naturais. Assim sendo, o princípio da economia circular sustenta-se como um modelo de produção e consumo que se norteia pela reutilização, reparação, partilha e reciclagem de materiais, componentes (no caso de materiais eletrónicos) e produtos para que se prolonguem o máximo tempo possível no ciclo de vida – mantendo-se sempre que possível dentro da economia – podendo ser utilizados uma e outra vez, criando mais valor, isto para que no fim o propósito seja a reduzir o desperdício. Já que na economia linear, os produtos são criados já com intuito de ter tempo de vida útil finita, de forma a invocar ao consumo.

A esfera de ação da economia circular pretende ter uma impacto a nível global. Desde que as matérias-primas entram no ciclo económico, em todas as suas fases – design, produção retransformação, distribuição, consumo, utilização, reutilização, reparação, recolha e reciclagem – até ao ao final do mesmo, assim os resíduos que sobram têm cada vez menor impacto no ambiente. O reaproveitamento das matérias-primas é a realidade que todos devemos adotar. Neste sentido a Comissão Europeia definiu um Plano de Ação para um crescimento sustentável. Entre algumas medidas estão: a redução da pressão sob o ambiente, maior segurança no aprovisionamento de matérias-primas, aumento da competitividade, promoção da inovação, estímulo ao crescimento económico e a criação de emprego.

Neste sentido, a Saint-Gobain assume-se como uma empresa social e ambientalmente responsável, já que adotou um dos pilares fundamentais – a economia circular, uma vez que utiliza materiais e soluções que possam ser reciclados ou reutilizados, e consequentemente ajudem a minimizar o impacto ambiental. Como tal, apresentamos um dos nossos produtos que contribui para este compromisso – o adesivo multiusos webercol flex lev, que utiliza mais de 30% de materiais reciclados na sua composição.

Assim, trabalhamos com a missão de abraçar comportamentos de modo a valorizar todas as matérias-primas e recursos com o menor impacto possível sobre o ambiente, diferenciando-nos na presença que pretendemos ter no ecossistema económico global.