2 min

Saint-Gobain Portugal participa em edição especial do Jornal Económico: "Imobiliário e Tecnologia: A Casa do Futuro"

Publicado em 28.03.2022
Imobiliário e Tecnologia: A Casa do Futuro

O Jornal Económico publicou uma Edição Especial "Imobiliário e Tecnologia: A Casa do Futuro", onde questionou vários profissionais sobre o impacto da pandemia na aceleração da digitalização do setor imobiliário.

Esta edição contou com a participação de Ana Rita Bastos, Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal, que respondeu às seguintes questões:

  • De que forma a tecnologia tem vindo ajudar o setor imobiliário?

Segundo Ana Rita Bastos, "A tecnologia tem contribuído muito para o desenvolvimento do setor imobiliário, começando desde logo pelo acesso fácil e permanente à informação de forma digital. Pensando no edifício como um todo e no seu impacto a longo prazo, na vida das pessoas e do planeta, destaco o BIM (Building Information Modelling) por ter vantagens ao longo de toda a cadeia de valor. É uma tecnologia usada desde a fase inicial do projeto e permite ter a visão integral do mesmo, ainda antes da sua conceção. Esta tecnologia permite ter um maior controlo da performance do edifício, nomeadamente no que diz respeito à eficiência energética, conforto térmico e acústico e qualidade o ar interior, permite a redução e controlo de custos, uma melhor gestão do tempo da obra, o aumento de produtividade e a redução do impacto ambiental. É particularmente relevante no início do projeto, sendo útil até na manutenção do edifício."

  • Quais são as perspetivas de desenvolvimento tecnológico previstas para o futuro?

Segundo Ana Rita Bastos, "Há um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico do sector. De forma mais imediata, saliento a importância da mudança de mindset de inovação em desenvolvimento de produtos para inovação em soluções e métodos construtivos. Para isso, há que inovar na forma de aplicação de produtos e sistemas, tornando-os mais simples, mais rápidos e menos dependentes de mão-de-obra. No que diz respeito a mudanças estruturais e que vão revolucionar o sector, a construção leve e modular, a prefabricação e a impressão 3D são claramente tendências que vieram para ficar."

Consulta aqui a edição completa com as contribuições de vários especialistas que defendem que a tecnologia, as impressões 3D e os propetchs vieram para ficar no setor imobiliário.