3 min

Mas afinal, o que é o ETICS?

Publicado em 04.11.2021
O que é o ETICS?

A Weber encontra-se em Portugal há 30 anos, tendo conquistado nestas três décadas uma forte presença no mercado, fruto do seu trabalho em várias frentes.

A crescente aposta em Investigação & Desenvolvimento, o Rigor e o Controlo de Qualidade, acrescendo a proximidade com o cliente e a qualidade de serviço durante todo o processo de venda são alguns dos pontos-chave que contribuíram para que a Weber atingisse uma posição cimeira.

Muito mudou ao longo dos últimos 30 anos, mas graças a um trabalho contínuo, crescemos em vendas, capital humano, área industrial e capacidade produtiva, e, por fim, em excelência operacional.

No ano passado, à Weber – líder em argamassas industriais –, juntou-se a ISOVER – especialista em soluções em lã mineral para isolamento térmico, acústico e proteção contra o fogo – e a Placo® – especialista em soluções de construção à base de gesso para edifícios novos ou em reabilitação – dando origem à Saint-Gobain Portugal S.A.

A junção destas três marcas tornou-nos mais fortes, resultando numa oferta integrada no setor da construção e, em particular, na atividade das fachadas, onde a integração destas três marcas acrescenta particular valor. Das várias soluções de fachadas que oferecemos, destaca-se a solução ETICS – um sistema já bastante reconhecido em Portugal e com grande potencial de crescimento, tendo em conta as inúmeras vantagens que oferece.

Mas afinal, o que é o ETICS?

ETICS é um acrónimo inglês que significa External Thermal Insulation Composite System, mas que podemos simplificar e traduzir para o nosso idioma como “Isolamento Térmico pelo Exterior”.

Por acreditarmos tanto nesta solução e considerarmos que Portugal necessita de mais conforto térmico nas habitações, decidimos preparar uma campanha de comunicação que é, em simultâneo, também uma campanha de sensibilização: o conforto em casa deveria ser um direito de todos.

Arriscaria dizer que em Portugal sofremos de desconforto nas nossas casas desde sempre. Habituámo-nos a algo que não faz sentido: ao excesso de frio, ao excesso de calor… ou a pagar contas altíssimas de eletricidade para manter a casa quente. É isto que queremos mudar!

Fazendo jus ao propósito da Saint-Gobain ‘Making The World a Better Home’, queremos fazer chegar o conforto e a eficiência energética a casa de todos os Portugueses. É desta forma que surge a campanha ‘Que falta de ETICS!’ – uma forma leve e divertida de chamar a atenção para um problema que tem solução! Queremos informar sobre a solução ETICS e esclarecer todas as dúvidas que existam, em particular junto do consumidor final. Assim, optámos por criar uma campanha integrada, multimeios, para garantir que esta informação tão valiosa chega a todos!

Os sistemas webertherm dão resposta a várias preocupações do consumidor final que vão além do conforto térmico, como é o caso da preservação do meio ambiente. A diversidade de acabamentos disponíveis responde também às exigências estéticas do consumidor atual.

O momento é particularmente importante uma vez que o frio está a chegar e o PRR – apoios do Estados – está recheado de apoios para tornar o nosso país e as nossas casas mais eficientes do ponto de vista energético.

Todos estes são bons motivos para aderir a esta campanha! Queremos ajudá-lo a tornar a sua casa mais confortável e eficiente do ponto de vista energético, ajudando-o também a alcançar um consumo mais sustentável!

Ana Rita Bastos, Diretora de Marketing Saint-Gobain Portugal in Portal ECO Online