5 min

"Apostamos desde sempre no desenvolvimento de novos produtos e soluções" - Saint-Gobain Portugal em destaque no Jornal Expresso

Publicado em 22.04.2022
Entrevista José Martos Edital Expresso

Em entrevista ao Jornal Expresso, no Dossier Especial Argamassas & Isolamentos Térmicos, José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, sublinha que a aceleração da transformação digital do grupo, que figura entre os 100 mais inovadores a nível mundial, e o foco na área da sustentabilidade são dois pilares fundamentais que têm permitido consolidar a Saint-Gobain como uma referência no mercado da construção.

  • A Saint-Gobain é uma referência internacional no sector da construção. O que representa para a Saint-Gobain o mercado português e que posição ocupam neste mercado?

É um mercado muito importante para nós, no qual temos vindo a apostar muito. Estamos num momento de transformação e crescimento através da criação de novas propostas de valor, focadas no cliente e utilizando as sinergias que existem entre as diferentes empresas do grupo. A aceleração da nossa transformação digital e o foco na área da sustentabilidade são dois pilares fundamentais para consolidar a Saint-Gobain como a referência no mercado da construção.

  • Ser uma empresa líder nesta área, com ampla experiência e presença em vários países é uma mais-valia para os clientes que procuram a Saint-Gobain?

A Saint-Gobain é uma empresa com mais de 350 anos de história, estando presente atualmente em 75 países. Apostamos desde sempre no desenvolvimento de novos produtos e soluções, com um grande foco em investigação & desenvolvimento (I&D), reforçando a estratégia global do grupo, que é um dos cem mais inovadores do mundo. Em Aveiro está sediado o Centro de Competências de Argamassas, um centro internacional de I&D, que nos deixa muito orgulhosos. É a partir de Aveiro que se desenvolvem muitos produtos para o mundo, dentro do universo Saint-Gobain. Este Centro de Competências é reconhecido pelo governo francês como Centro I&D de referência. O bom trabalho desenvolvido ao longo dos anos faz com que mais de 30% das nossas vendas sejam de novos produtos desenvolvidos e produzidos em Portugal, produtos esses que não existiam há cinco anos. Para os nossos clientes e parceiros, isso é uma garantia de inovação, com qualidade e confiança.

  • O que representa para a Saint-Gobain Portugal o negócio das argamassas e ETICS?

É um negócio muito importante para nós, uma vez que produzimos quase todo o sistema localmente nas nossas fábricas, o que se traduz num selo de qualidade e valida a posição que ocupamos, mas acima de tudo porque acreditamos nele e na sua importância para a melhoria da pobreza energética em Portugal. Estudos recentes mostram que 74% dos portugueses consideram as suas casas frias no inverno e apenas 1% dos portugueses as considera termicamente confortáveis, o que os obriga a gastar mais em energia para colmatar as necessidades de aquecimento. O sistema ETICS, conhecido particularmente pelo isolamento térmico, tem muitas vantagens que vão além disso, como é o caso da redução dos custos de energia, melhoria do conforto térmico no espaço interior, quer no inverno quer no verão, já que o sistema potencia a utilização da inércia térmica das paredes, estabilizando a temperatura interior da casa e evitando as variações térmicas, a proteção contra o fogo e a redução do impacto no meio ambiente.

  • Como é que se compõe e o que é que diferencia a oferta na Saint-Gobain neste segmento?

A oferta da Saint-Gobain é bastante diversificada, tendo como objetivo dar resposta a todas as preocupações e necessidades do consumidor final. Assim, propomos uma vasta gama de sistemas ETICS webertherm, que podem ser aplicadas sobre qualquer suporte, com recurso a materiais isolantes de vários tipos e com vários acabamentos estéticos exteriores, de acordo com a preferência. Ou seja, temos soluções para dar resposta a preocupações ambientais, sustentáveis, de proteção contra o fogo, relacionadas com a tipologia de construção e com o acabamento final que se pretende dar.

  • A preocupação com a sustentabilidade está patente nos produtos e na atuação da Saint-Gobain? De que modo?

Temos, desde há muito, uma política muito forte de ambiente, saúde e segurança, tendo como objetivo zero acidentes ambientais e uma pegada ambiental mínima das nossas atividades, produtos e serviços. Adicionalmente, considerando a importância que todos sabemos que o tema tem ganho, estamos comprometidos em atingir a neutralidade de carbono em 2050. Para isso, temos em curso o nosso roadmap de sustentabilidade, alinhado com o propósito do grupo: "Making the world a better home". Dando alguns exemplos concretos que validam o nosso compromisso, destaco o nosso cimento-cola webercol flex lev, com 30% de matéria-prima reciclada, com metade do peso para o mesmo rendimento e a lã mineral de vidro da ISOVER, que inclui 50% de matéria-prima reciclada.