4 min

Fachadas com aspeto de betão liso com weberev pasta

Publicado em 23.09.2021
Ebook Weberev pasta

Uma fachada impermeável, que respira e com um visual moderno semelhante ao do betão. É este o resultado final da aplicação do weberev pasta, da Saint-Gobain Weber, no acabamento de paredes e tetos exteriores.

O weberev pasta é uma argamassa fina bicomponente para acabamento de fachadas, de textura lisa (estanhado) e cor branca ou cinza, com um acabamento do tipo betão liso. O componente A (pasta) é constituído por resinas de dispersão, adjuvantes e cargas minerais e o componente B (pó) por cimento e cargas selecionadas.

A combinação destes componentes foi especialmente desenvolvida para oferecer o melhor dos dois mundos: o alto conteúdo polimérico concede-lhe uma extraordinária elasticidade e o ligante cimentício confere-lhe elevada tenacidade, adesão aos suportes e secagem rápida. Com o weberev pasta, as tensões mecânicas são reduzidas ao mínimo, evitando fissuras e empolamentos, assim como fenómenos de carbonatação.

Visualmente, o weberev pasta permite criar fachadas com um acabamento com aspeto estético semelhante ao do betão, com um toque neutro e minimalista.

 

Passo a passo para aplicar o weberev pasta

Para a aplicação do weberev pasta deves seguir estes passos:

  1. Usando um balde exterior, incorporar o saco de pó com o balde de pasta (1:2) e misturar lentamente até obter uma pasta homogénea, gordurosa e sem grumos. Deixar repousar 2 minutos e voltar a misturar brevemente.

  2. Espalhar a pasta sobre o suporte utilizando uma talocha metálica lisa em camada fina e uniforme, procurando deixar uma superfície sem poros. Aplicar as camadas necessárias até ter uma superfície lisa e plana. As camadas sucessivas devem ser aplicadas assim que a camada anterior tenha endurecido.

  3. Lixar a superfície da camada final com lixa fina para remover pequenas imperfeições, enquanto o material não estiver demasiado rijo.

Para obter os melhores resultados, a espessura máxima recomendada por camada é de 1,5 mm e a espessura total das várias camadas não deve ultrapassar os 2,5 mm. Na aplicação, o tempo de espera entre camadas deve ser de duas a quatro horas.

 

E se quiser aplicar pintura?

Apesar de o weberev pasta ser um acabamento final, pode também ser pintado, por exemplo, com a tinta weberplast silcolor. Neste caso, não é necessário aplicar primário, tal como não é exigido primário antes da aplicação do próprio weberev pasta. Consegue-se assim uma economia de materiais, de tempo e também de custos.

O polímero contido no produto permite controlar o pH do sistema e impedir a saponificação da pintura aplicada sobre o mesmo. Desta forma, evita-se a degradação precoce da pintura de acabamento, assegurando uma maior durabilidade da fachada.

Caso pretendas aplicar tinta sobre a argamassa, recomenda-se um tempo mínimo de espera de três dias após a aplicação antes de pintar.

Para veres como fica o resultado final, espreita o projeto do Hotel 3K Porto, em que foi aplicado um sistema de isolamento térmico pelo exterior webertherm classic, com acabamento weberev pasta branco e pintura weberplast color.

 

Aplicação de weberev pasta em sistemas ETICS

O weberev pasta é muito versátil e pode ser aplicado sobre vários suportes, como rebocos de cimento, betão e argamassas de revestimento de placas isolantes em sistemas webertherm – sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS).

Foi o caso do projeto da Casa de Janas, da responsabilidade da Bloco6 - Arquitetos, em que foi aplicado o sistema webertherm classic, com acabamento weberev pasta.

No caso dos sistemas EITCS, recomenda-se a utilização da rede de fibra de vidro com tratamento antialcalino weberdry rede 90 como reforço antifissuração, incorporada sobre a primeira camada de material. Deve ser usada uma talocha de inox denteada (4-6 mm) para estender a primeira camada de argamassa, sendo a rede incorporada sobre esta ainda em fresco com uma talocha lisa (liçosa).

Reforça-se ainda a importância de as placas isolantes serem coladas integralmente sob suporte regularizado (betão ou reboco weberev dur) com a argamassa webertherm pro. Nos suportes não absorventes deve usar-se a argamassa webertherm flex P.

Queres saber mais sobre o weberev pastaFaz download do nosso ebook gratuito.