4 min

A importância da envolvente exterior no conforto interior

Publicado em 08.04.2022
Artigo importância da envolvente exterior no conforto interior

Nas edificações construídas segundo o método construtivo convencional, seja com estrutura em alvenaria cerâmica, bloco térmico ou betão, seja segundo o método construtivo em fachada leve e pré-fabricação, o que se pretende é de facto que tenha a maior duração possível, diminuindo as necessidades de manutenção, com uma maior preocupação na maximização de conforto a longo prazo. Como é conseguida esta durabilidade? A durabilidade é conseguida através de boas práticas de aplicação, no entanto as soluções consideradas e os materiais que as constituem, adquirem também um papel preponderante.

Esta máxima aplica-se evidentemente à estrutura do edifício e à envolvente exterior do mesmo - fachadas e coberturas - dado que é o que separa o espaço interior das variações externas (temperatura, humidade e precipitação). Não esqueçamos que quanto mais bem conseguida e eficiente for a envolvente exterior, de modo impreterível evitamos várias patologias no interior como infiltrações, desenvolvimento de fungos, fissuração, para além de perdas térmicas, que têm um impacto direto no conforto (térmico, visual, acústico ou outro) que tanto se procura:

  • Conforto Térmico

Evitamos perdas térmicas de cerca de 60%, com a aplicação de isolamento térmico ao longo da envolvente exterior opaca de fachada e cobertura, o que é bastante relevante tanto a nível de conforto, como nos consumos e custos energéticos.

  • Conforto Acústico

Considerando algumas soluções de isolamento térmico e em particular as lãs minerais, apresentamos por exemplo, em ETICS os sistemas webertherm comfort e webertherm mineral ou sistemas de fachada ventilada Placotherm® V, que para além das suas propriedades térmicas, possuem também características acústicas que reduzem a transmissão do ruído exterior para o interior, até 11 dB.

Este sistema é transversal a sistemas de coberturas, sejam elas invertidas ou tradicionais, com a integração de lãs minerais, como a IXXO ou Alphatoit da ISOVER, como componentes de isolamento térmico.

  • Conforto Visual

A interpretação sobre o conforto visual prende-se no resultado de um espaço interior agradável, isto é, com um bom sistema de iluminação, uma paleta de cores harmoniosa, texturas e contrastes nas paredes interiores. Todavia, se forem percetíveis, por exemplo patologias interiores, como manchas de humidade resultantes de infiltrações, ou presença de fungos, esse conforto visual perde-se, independentemente do espaço estar em conformidade com os aspetos mencionados acima.

Por conseguinte, sobretudo em fachadas, é importante a correta aplicação de isolamento térmico, preferencialmente, de forma contínua para evitar pontes térmicas e pontos de condensação que possam conduzir ao desenvolvimento de fungos. Mas não é suficiente, devemos também garantir uma correta estanquidade dos edifícios, sobretudo de coberturas de modo a evitar infiltrações e patologias que daí possam advir.

A impermeabilização de coberturas é um dos pontos mais críticos, dado ser erradamente desconsiderada ou até menosprezada, porventura por redução de custos, ou por uma ideia desinformada sobre a compatibilidade de uma impermeabilização eficiente e a estética final pretendida para o edifício.

Quando se desprivilegia a incorporação de impermeabilização ou se considera uma solução inadequada, normalmente para uma redução dos custos totais da obra, caso exista uma infiltração, o resultado final não é de todo aprazível: custos de reparação dos estragos por presença de humidade no interior; incómodo na habitabilidade durante o processo de obra de reparação; e por fim, mas não menos importante, pode colocar-se em causa a salubridade dos espaços interiores, principalmente a longo prazo se a estanquidade não for devida e rapidamente assegurada.

Relativamente à estética dos edifícios, existem inúmeras soluções de impermeabilização compatíveis com acabamento cerâmico, ajardinado e que permitem até um acabamento como se de uma pintura se tratasse. Estas e outras soluções, encontram-se abrangidas pelas gamas e sistemas weberdry roof e weberdry pur, da Weber.

A durabilidade dos edifícios e um maior conforto, a curto e a longo prazo além de uma necessidade, e que se encontra em consonância com a imperativa da sustentabilidade no edificado, é uma realidade atingível, basta escolher as melhores soluções e sem dúvida a atuação na envolvente exterior deve ser uma prioridade - “Making the World a Better Home”.

Carolina Mateus, Gestora de Produto da Saint-Gobain Portugal in Revista Obras março 2022.