A importância da marcação CE nas Argamassas para Pavimentos

Num mercado onde maioritariamente as argamassas aplicadas em pavimentos são argamassas misturadas em obra, sem controlo adequado da qualidade das matérias-primas utilizadas e da sua dosificação, sucedem muitas vezes problemas e patologias indesejáveis.
Estima-se que atualmente mais de 85% das argamassas aplicadas em pavimentos no mercado nacional, são ainda argamassas preparadas com misturas em obra.
Trata-se essencialmente de argamassas de nivelamento e regularização, comummente designadas por betonilhas e para as quais não se atribui a devida importância uma vez que maioritariamente são elementos constituintes de um pavimento que não vão ficar visíveis e que acabam por ser revestidos. Contudo uma patologia neste elemento pode comprometer todo o pavimento em termos das suas exigências funcionais, não só do ponto de vista do desempenho, mas também em termos estéticos, uma vez que destacamentos e fissurações que possam vir a suceder, em virtude de não conformidades na argamassa (quer por matérias-primas sem qualidade, dosagens inadequadas ou até mesmo inadequabilidade da solução para o uso pretendido) acabarão por ser transmitidos à camada final de desgaste ou aos revestimentos instalados.
É neste sentido que a utilização de argamassas industriais com marcação CE e respetivo controle de produção em fábrica constitui uma grande vantagem e poderá ser crítico na minimização de alguns problemas e patologias verificadas. A marcação CE é uma indicação de conformidade para diversos produtos comercializados no Espaço Económico Europeu e foi criada de modo a garantir às autoridades nacionais e aos consumidores que um produto é controlado de acordo com a legislação da União Europeia em termos de requisitos como segurança, higiene e proteção ambiental. Garante que os produtos se apresentam conforme com todas as disposições legais aplicáveis sendo objeto de processos de avaliação de conformidade, e desta forma credenciados a circular por todo Espaço Económico Europeu.
A principal referência normativa para as argamassas para pavimentos e em particular para as betonilhas é a Norma EN 13813, que abrange diversas tipologias de produtos.
Dada a relevância deste tema a Saint-Gobain Portugal desenvolveu um eBook intitulado “Marcação CE nas Argamassas para Pavimentos” que poderá ser consultado aqui.