2 min

A importância da sustentabilidade para o setor da construção

Publicado em 12.07.2023
Green Savers
  • Qual a importância da Sustentabilidade para a sua área/setor?

Sendo o setor da construção um dos responsáveis por uma grande fatia das emissões de carbono à escala global, todas as ações que possam ser realizadas para minimizar este impacto são fundamentais.

É nesse sentido que há mais de 20 anos as nossas equipas de Investigação e Desenvolvimento têm presente conceitos como eco inovação e circularidade no desenvolvimento de novos produtos e soluções, sem descurar a elevada qualidade dos produtos que definem as marcas da Saint-Gobain.

Como exemplos de inovação nestas áreas, saliento o webercol flex lev e o Ibercontak® PLUS, que têm na sua formulação mais de 30% de matérias-primas revalorizadas.

  • O que a sua empresa está a fazer para tornar Portugal um país mais sustentável?

A possibilidade de utilização de subprodutos (inicialmente classificados como resíduos) de outras indústrias, bem como resíduos de construção e demolição têm cada vez mais importância. Devidamente tratados, podem ser utilizados como matérias-primas comuns na produção de produtos de alta qualidade para a construção. Apenas dessa forma é que podemos reduzir drasticamente o consumo de matérias-primas virgens, melhorando assim a sustentabilidade do país. Este tem vindo a ser um dos principais focos das nossas equipas, cujo impacto é enorme em termos de emissões de CO2.

Só em 2022 reduzimos 11% de emissões no scope 3. Como exemplo, destaco a utilização de areias de leito fiuidizados, provenientes da indústria da pasta de papel, em prol das areias extraídas dos nossos rios e florestas; a utilização de materiais revalorizados em substituição parcial do cimento Portland, que é um dos principais emissores de CO2 na área da construção (1 tonelada de cimento Portland gera em muitas unidades industriais perto de 1 tonelada de C02).

Paralelamente, a forte e constante parceria com as principais universidades e institutos no desenvolvimento de projetos cujo foco é a circularidade, é algo que temos vindo trabalhar cada vez mais, com resultados muito positivos, ajudando também a uma maior aproximação das universidades à Indústria.

Pedro Sequeira, Diretor de Operações na Saint-Gobain Portugal in Green Savers, Sapo.