3 min

Placa Habito ®, a inovação das placas de gesso, na sua obra

Publicado em 06.09.2021
Inovação placa de gesso Habito

À medida que a construção evolui, com ela aumenta a procura de soluções inovadoras que se adaptem às necessidades, cada vez mais emergentes, das casas e consequentemente das famílias.

Como empresa inovadora, a Saint-Gobain destaca-se no sector da construção por oferecer ao mercado soluções diferenciadoras das já existentes, que são uma mais-valia tanto na fase da construção e aplicação, como na melhoria da vida útil das casas e conforto de quem as habita.

Deste modo, a Placo ®, marca da Saint-Gobain Portugal, apresenta a sua placa de gesso laminado Habito ® - esta destaca-se primeiramente como uma solução única e sem concorrência nas suas valências. É uma das grandes inovações do mercado a nível de placas de gesso nos últimos anos, sendo uma placa de gesso com núcleo 100% natural, para zonas secas interiores, com máxima capacidade de cargas (não precisando de ferramentas especiais para fixar elementos), uma elevada resistência ao impacto e um maior nível de durabilidade. A placa de gesso laminado Habito ® é mais resistente ao fogo e proporciona um maior isolamento acústico em sua casa.

Com estas características particulares, a instalação da placa Habito ® é 100% compatível e igual às restantes placas de gesso laminado. É uma placa mais robusta e com máxima capacidade de cargas - para uma carga de até 27 Kg por ponto de fixação basta usar um parafuso de rosca para madeira, para uma carga de até 61 Kg por ponto de fixação usamos uma bucha tipo borboleta e para uma carga pontual de 23 Kg em teto uma bucha tipo borboleta.

É resistente aos impactos do dia-a-dia, sejam eles pelo movimento de móveis ou pessoas ou por desgaste natural. O elevado desempenho acústico proporciona um maior conforto e harmonia em casa, uma vez que reduz consideravelmente o ruído de uma divisão para a outra.

A sua aplicação pode ser feita em divisórias e tetos, com a possibilidade de a conjugar em sistemas híbridos com outros tipos de placas, melhorando assim os seus desempenhos. Com a placa Habito ® tudo se torna mais rápido e simples, uma vez que se adapta a qualquer projeto de construção, pautando-se também pela flexibilidade.

A placa Habito ® é a primeira placa de gesso laminado a ter um ETA (European Technical Assessment) de placa estrutural para construções em aço leve ou em madeira. As novas tendências de mercado e a aceleração dos ritmos de vida levam à procura de novas soluções e assim, se o objetivo é remodelar uma divisão, decorá-la e personalizá-la, com a placa Habito ® é com certeza mais fácil. Peso e impacto? É um hábito.

Bruno Ribeiro, Gestor de Produto da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Obras