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Inovação e sustentabilidade da Saint-Gobain em destaque na Edição Especial de Pavimentos e Revestimentos do Jornal Construir

Publicado em 20.04.2023
Especial Pavimentos e Revestimentos

Não só porque o ambiente assim o exige e as metas para alcançar a neutralidade carbónica até 2050 assim o impõem, a sustentabilidade, aliada à inovação, é hoje uma das áreas onde a indústria ligada ao setor da construção mais investe. Mas não só.

A aposta nestas áreas é também um fator de diferenciação face a um mercado cada vez mais competitivo.

  • Que balanço fazem do ano de 2022 relativamente à vossa área de atividade?

Apesar de termos vivido um ano muito marcado pelo conflito na Europa, que trouxe vários constrangimentos ao nosso setor. Em particular, na atividade de Pavimentos, crescemos a dois dígitos, sendo que praticamente duplicámos a faturação face ao ano 2020 no que respeita a este segmento de negócio.

Assistimos de forma transversal a uma elevada resiliência das empresas do mercado da construção, tão importantes para a evolução da economia nacional, e não podíamos estar mais satisfeitos pelo nosso contributo para este desígnio.

Para a Saint-Gobain Portugal, o ano de 2022 representou evolução e resiliência. Adquirimos duas empresas portuguesas do setor da construção: a Falper, focada em soluções light steel frame e a Fibroplac, uma fábrica de produção de placas de gesso. Este investimento está já a contribuir de forma muito significativa para a nossa presença no mercado em alto crescimento da construção leve e pré-fabricação.

No que respeita aos pavimentos foi um ano decisivo em dois vetores chave para a evolução do nosso negócio: implementação do serviço weberfloor pump truck e produção local de várias soluções de pavimentos que até à data estava centralizada noutros países do universo Saint-Gobain. Estas duas movimentações contribuem para um dos principais pilares de desenvolvimento do nosso negócio que é a construção sustentável.

Estamos certos de que estes dois investimentos serão vitais para o nosso objetivo de desenvolvimento da área de pavimentos, estando alinhados com o nosso objetivo de sermos líderes em construção sustentável, contribuindo para um mundo melhor e mais justo para as gerações futuras.

  • De que forma é que o aumento dos preços das matérias-primas, dos custos de energia e de transporte pode ter-se refletido no negócio da empresa?

As escaladas anómalas dos preços das matérias-primas e dos custos de energia e do transporte refletiram-se em todos os setores, incluindo no nosso.

Tal como os outros players da atividade da construção, sofremos nos últimos tempos uma forte pressão com os aumentos dos custos produtivos em função da escalada verificada na economia mundial.

Não obstante, temos trabalho em várias frentes para continuar a crescer, com o foco de minimizar sempre o impacto nos nossos parceiros e, para tal, a inovação tem sido uma das nossas apostas.

  • Em resposta a estes desafios, qual a estratégia que apontam para o ano de 2023?

Tal como referi, a inovação continua a ser uma das apostas para responder aos vários desafios. A passagem para produção local de várias soluções que já contemplavam a nossa oferta, permite-nos reduzir custos relacionados com transporte, energia e até matérias-primas.

Adicionalmente, estamos focados diariamente em oferecer soluções mais sustentáveis ao setor, reduzindo o desperdício e aumentando a economia circular ou a utilização de matérias-primas naturais.

Temos também como foco o desenvolvimento da industrialização da construção, com destaque para o serviço weberfloor pump, que continuaremos a desenvolver.

O desenvolvimento de soluções de elevada performance para a otimização de sistemas radiantes em pavimentos contribui também para a eficiência energética dos edifícios.

Temos em plano continuar a implementar estas ações e desenvolver novas soluções e serviços que contribuam para a inovação do setor e o tornem mais sustentável.

  • De que forma é que a vossa empresa conseguiu responder às maiores exigências impostas pelas questões da sustentabilidade e na incorporação desta nos vossos produtos?

Trabalhamos diariamente para responder às exigências de um setor que se pretende cada vez mais sustentável e inovador.

O novo serviço weberfloor pump truck, por exemplo, é uma inovação que vem responder às questões impostas pela sustentabilidade. O serviço mecanizado de pavimentos destinado ao setor da construção visa contribuir para o conforto e ergonomia do aplicador e para a sustentabilidade da indústria, oferecendo uma economia significativa de tempo e custos em obra para todos os intervenientes e contribuindo também para a redução de desperdícios em obra.

A utilização de areia sem necessidade de secagem permite uma clara redução de consumos energéticos e, adicionalmente, o reabastecimento da mesma a partir de localizações próximas das obras contribui também para a redução das emissões de carbono. De salientar que este serviço, operacionalizado com recurso a um camião, não contempla embalagens, o que reduz significativamente os resíduos em obra. Os produtos utilizados neste serviço têm marcação CE e testes de controlo de qualidade.

Estamos a explorar também a economia circular, bem como a reutilização de matérias-primas e incorporação de resíduos provenientes de outras indústrias nas formulações de algumas das nossas soluções.

A nossa equipa de I&D – Investigação e Desenvolvimento – tem como objetivo disponibilizar ao mercado soluções que permitam uma redução do consumo de água em obra aquando da preparação do material, algo que terá também um impacto muito positivo ambientalmente.

  • Em termos de tendências o que podemos esperar para 2023?

A meu ver as tendências serão um reflexo de tudo o que mencionei anteriormente, com os pilares sustentabilidade e inovação em especial destaque.

Destaco, ainda, a falta de mão de obra especializada para o setor da construção e, muito particularmente, para a execução de pavimentos. Neste sentido, a Saint-Gobain Portugal trabalha diariamente no desenvolvimento de soluções que permitam minimizar estas dificuldades sofridas pelo setor, não só em termos de produtos (soluções de betonilhas fluídas ou autonivelantes), como em termos de serviço com o weberfloor pump que, nas vários opções, facilita e otimiza os processos de aplicação. Lançámos o serviço weberfloor pump truck no final de 2022 e, por certo, o seu desenvolvimento e crescimento será uma aposta não só para 2023 mas também para os anos futuros.

Nuno Vieira, Gestor de Produto de Soluções para Pavimentos na Saint-Gobain Portugal in Especial Pavimentos e Revestimentos do Jornal Construir.