3 min

Investir em Portugal: setores chave e oportunidades

Publicado em 24.07.2023
José Martos Revista Aspectos

Em entrevista à revista Aspectos, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, José Martos - CEO da Saint-Gobain Portugal abordou a aposta da Saint-Gobain no mercado português e a sua estratégia de crescimento em Portugal, alinhada com as diretrizes do Grupo multinacional francês.

  • Porquê da aposta no mercado português?

Para a Saint-Gobain que concebe, fabrica e distribui materiais de construção, Portugal é um país de grande interesse devido a vários fatores:

- O investimento que está a ser feito no setor imobiliário, em Portugal, é um deles. Devido à sua elevada qualidade de vida, Portugal torna-se num destino prioritário, tanto para o turismo como para o investimento residencial estrangeiro, aumentando assim a procura de construção para este segmento de população.

- A aposta na neutralidade carbónica e na melhoria da eficiência energética dos edifícios. Este fator exigirá um forte investimento nos próximos anos na melhoria e renovação do atual parque habitacional, maioritariamente antigo e pouco eficiente energeticamente.

- O talento do capital humano que Portugal possui. Como exemplo, destaco o centro de I&D de colagem de cerâmica da Saint-Gobain, em Aveiro, e um centro de IT, em Lisboa, que desenvolvem e suportam projetos do Grupo Saint-Gobain a nível mundial.

  • Qual a vossa estratégia de crescimento neste mercado?

-Alinhada com a nossa visão de ser líder em construção leve e sustentável em Portugal, estamos a construir uma oferta de produtos e soluções que consigam dar resposta aos principais desafios que o sector da construção enfrenta:

- Sustentabilidade e redução da pegada carbónica do setor da edificação, com o desenvolvimento de produtos e soluções que consigam não só reduzir a pegada carbónica durante a fase de construção, mas também tornar os edifícios mais eficientes energeticamente e sustentáveis durante a sua utilização.

- Industrialização de soluções construtivas que permitam não só construir de forma mais rápida e eficiente, mas também facilitem a mão de obra, de modo a acelerar a disponibilidade de habitação, em Portugal, para satisfazer a elevada procura de habitação de qualidade.

Acreditamos que a Saint-Gobain, com a oferta deste tipo de soluções, contribui para o desenvolvimento sustentável do setor da construção em Portugal, estando alinhado com o propósito da Saint-Gobain “Making the World a Better Home”.

José Martos in Revista Económica Aspectos, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa