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Mudança com M de Mulher

Publicado em 14.03.2022
Entrevista Liderança no Feminino

Numa sociedade onde existem mais mulheres, onde mais de 85% das famílias monoparentais estão ao encargo de mulheres, que mais decide são os homens. Ainda assim, no que toca à área do marketing, 40% das marcas que são Escolha do Consumidor/Profissional, lideram no feminino.

No Dia Internacional da Mulher, a Revista Liderança no Feminino celebra as mulheres que fazem com que seja possível acreditar num mundo em que as dissemelhanças de género apenas se verificam no cartão de cidadão. Rita Bastos, Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal – ISOVER, Placo® e Weber, responde à entrevista.

1- Quais são as características indispensáveis a uma boa marketeer?

Trabalhar na área do Marketing, exige ter visão estratégica, ter inteligência emocional, estar sempre disponível para aprender algo novo, ter curiosidade, ser flexível, saber calçar os sapatos do cliente, saber ouvir e gerir bem a crítica. O conhecimento técnico e os conceitos de gestão são naturalmente essenciais e no contexto atual, as competências digitais são críticas. No entanto, permitam-me neste dia da mulher, a não distinção de uma boa ou bom marketeer. Sabemos que as mulheres têm características inatas diferentes dos homens, sendo que essas diferenças não nos fazem melhores ou piores, mas diferentes de uma forma saudável, que se complementam e que devemos aproveitar em cada contexto.

2- O que é que precisa de mudar para que uma mulher em posição de destaque deixe de ser notícia?

É preciso que uma mulher seja reconhecida pelo trabalho que faz, por aquilo que entrega, tal como é um homem. Ou seja, que destaque seja o bom trabalho feito, o projeto concretizado, a conquista em questão, e não se quem o fez é mulher ou homem. Nesse momento, chegaremos à igualdade de que tanto se fala, uma igualdade que não se pretende matematicamente igual, mas acima de tudo, uma igualdade de oportunidades.

3- Diriam que um homem, para chegar onde vocês se encontram hoje, teria de fazer os mesmos sacrifícios?

Sabemos que historicamente (e na generalidade), não, os homens teriam que fazer menos sacrifícios. No entanto, felizmente, as coisas estão a mudar. Passo a passo, as mulheres têm conquistado o seu lugar. Ainda há muito caminho a percorrer, mas muitos passos já foram dados. Gradualmente, caminhamos para uma situação mais equilibrada.

4- Numa sociedade onde os homens ocupam a maior parte dos cargos de destaque, uma mulher líder sente mais pressão em fazer um bom trabalho?

Felizmente, posso afirmar que no contexto em que me insiro, no grupo Saint-Gobain, isso não é verdade. No entanto, sei que em muitas realidades e em particular em sectores mais tradicionais, ainda funciona assim. Cabe a cada mulher provar que não tem que fazer mais que um homem para ter um lugar de destaque, saber gerir essa pressão que sendo externa e da sociedade, também é colocada por cada uma de nós. E a mudança começa sempre por nós.

5- Que conselho dariam a uma mulher em início de carreira, com o desejo de alcançar uma posição de destaque na área do marketing?

Estar disponível para aprender, ser honesta e colaborativa, dar o seu melhor, acreditar no seu próprio valor, no projeto em que está inserida e nos valores da organização para a qual trabalha. Com esta equação, mais cedo ou mais tarde, o resultado será sempre positivo.

 

Rita Bastos, Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal in Revista Liderança no Feminino.