3 min

O contributo da Saint-Gobain para a renovação dos edifícios com weberplast silcolor

Publicado em 15.02.2021
weberplast silcolor artigo opinião

A renovação dos edifícios tem ganho cada vez mais importância, na medida em que permite reconhecer o valor patrimonial de diferentes obras, preservando-as e adequando o seu propósito ao modo de vida da sociedade. Os diferentes tecidos urbanos surgem, por conseguinte, com uma identidade própria e crescem acompanhando o desenvolvimento social e económico, mantendo a sua identidade, e proporcionando leituras e relações com um determinado lugar.

À medida que o conceito da reabilitação começa a ganhar cada vez mais expressão, estando a crescer de forma consistente, mesmo com todos os constrangimentos provocados pela pandemia, também as empresas começam a perceber a sua importância económica e social. A nível nacional, muitas estão a apoiar a preservação da herança cultural tão valorizada nos centros urbanos. Um importante contributo é dado pela Saint-Gobain Weber, que apresenta no mercado nacional uma gama de soluções de acabamentos coloridos, destinados ao revestimento e renovação de fachadas.

Disponível em mais de 100 tonalidades, a nova tinta weberplast silcolor é precisamente ajustada às necessidades do mercado português. Trata-se de uma solução transpirável e resistente ao desenvolvimento de fungos, adequada para as mais variadas situações, tomando particular importância em cenários de renovação de edifícios antigos.

Reiterando a sua expertise no setor da reabilitação, a Saint Gobain Weber está consciente de que a renovação de edifícios antigos deve ser realizada com materiais que respeitem as características e comportamento dos materiais originais, razão que anteriormente motivou o desenvolvimento das soluções webercal. O produto weberplast silcolor além de aportar um valor estético e diferencial aos edifícios, associado à multiplicidade de cores disponíveis, apresenta boa resistência à penetração de água e uma elevada permeabilidade ao vapor - fator crítico na renovação de edifícios antigos pela necessidade que existe de tornar as paredes transpiráveis, evitando, assim, as condensações. Do ponto de vista de aplicação, é uma solução que se caracteriza pela facilidade de utilização e elevada rentabilidade, ajustada às necessidades e procedimentos de aplicação que usualmente são adotados na construção em Portugal.

É um facto que a qualidade das intervenções está a melhorar no nosso país, muito apoiada pelo setor da construção, cada vez mais especializado nesta matéria. Temos agora novos desafios, de efetivamente promover a reabilitação fora dos grandes centros urbanos, apoiando os arquitetos neste intento. A par disso, devemos continuar a demonstrar a resiliência que caracteriza este setor de atividade, pois embora tenhamos sido bastante afetados por esta pandemia continuamos a assegurar a continuidade de obras essenciais, estejam elas enquadradas ou não no contexto da renovação.

Hélder Gonçalves, Gestor de Produto da Saint-Gobain Portugal, in Anteprojectos janeiro 2021