O que é o conforto?

O interior dos edifícios não é simplesmente um espaço passivo. A sua natureza afeta o seu desempenho, e um interior construído a partir dos materiais certos é um espaço interno saudável. Na verdade, um interior projetado com materiais errados pode ser ativamente prejudicial.
-
Mas afinal, o que é o conforto e os tipos de conforto?
Conforto é provavelmente o fator mais importante na nossa saúde e bem-estar. Um interior que faz com que seus ocupantes se sintam o mais confortável possível é um ambiente saudável e ativamente benéfico.
Conforto é um estado de bem-estar derivado das condições materiais de um ambiente: o modo como é projetado, construído, decorado e mobiliado. A escolha inteligente dos materiais e a maneira como esses materiais são usados é um fator importante para determinar a qualidade de um interior e, portanto, o nível de conforto de que desfrutam os seus habitantes.
Existem quatro elementos-chave que contribuem para o conforto geral. Juntos, eles representam metas que os materiais de construção devem alcançar:
- Conforto térmico: isolamento, adaptação às variações de temperatura, homogeneidade da temperatura interna.
- Conforto visual: a quantidade de luz, a sensação de espaço, as qualidades estéticas dos materiais.
- Conforto acústico: o isolamento acústico.
- Qualidade do ar interior: ar limpo e saudável.
- Porque é que os materiais são tão importantes para o conforto de uma habitação?
O nível de conforto de um interior está intimamente ligado com o seu desempenho em termos de conforto térmico, aparência, níveis de ruído e qualidade do ar interior. Todos os materiais devem ser escolhidos tendo esses desempenhos em mente.
Aqui está uma lista, não exaustiva, dos propósitos dos vários materiais e produtos usados para construir uma casa:
- Preparação e acabamento de pavimentos (compostos autonivelantes e argamassas, revestimentos, ...);
- Cerâmica (colas, adesivos, juntas, ...);
- Construção e renovação de fachadas (rebocos, tintas e revestimento superior, soluções de impermeabilização, ...);
- Isolamento térmico pelo exterior - ETICS;
- Construção (argamassas e cimento de uso diário; produtos para selar, reparar, proteger, ...).
Todos estes materiais são extremamente importantes para fazer uma casa confortável por dentro. É fácil mudar a pintura de uma parede, o layout dos móveis ou até mesmo os automatismos da sua casa. Mas é muito mais complicado (e, portanto, caro) trocar a cola da cerâmica, o material dentro das paredes ou divisórias, ou a argamassa das paredes externas.
A escolha dos materiais e produtos certos é crucial para o nosso bem-estar. Este facto único deve ser lembrado em todos os projetos de construção e renovação.
A Saint-Gobain é uma marca comprometida com o bem-estar de todos os que usam os seus produtos e utilizam os edifícios construídos a partir deles.
Esse compromisso é a garantia de que todos os nossos produtos são projetados tendo em mente as condições materiais de uma casa confortável.