2 min

O que fazer em caso de acidente com um produto Saint-Gobain?

Publicado em 31.08.2021
O que fazer em caso de acidente?

Porque os acidentes acontecem, recordamos-te o que deves fazer em caso de exposição a um produto tóxico.

Na Saint-Gobain a saúde e a segurança dos profissionais que trabalham com os nossos produtos são uma preocupação constante. É por isso que recomendamos que, antes de usares qualquer produto das nossas marcas, leias sempre com muita atenção a informação técnica e de segurança presente nas embalagens.

Além desta informação, encontras no nosso site as fichas de dados de segurança de todos os produtos. Estas fichas identificam os potenciais riscos associados a cada produto, assim como os cuidados a ter para que estejas protegido durante o seu manuseamento e as medidas a tomar em caso de acidente. Podes consultar estas fichas nas páginas dos vários produtos, na área de documentação.

E se acontecer um acidente?

Mesmo com todos os cuidados, sabemos que os acidentes acontecem. Nesse caso deves manter a calma, mas agir rapidamente, ligando para o 112 ou para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM – 800 250 250.

Sempre que o acidente envolver produtos químicos deves ter contigo a embalagem do produto, já que ela contém informação importante para que os médicos do CIAV possam responder mais rapidamente à emergência.

Primeiros socorros a prestar em caso de intoxicação

Além de pedir ajuda, logo após a ingestão ou exposição a um produto tóxico é fundamental prestar os primeiros socorros para evitar o agravamento da situação.

Estas são as medidas que deves tomar:

  • Em caso de contacto com os olhos, deves lavá-los abundantemente com água a correr durante 15 minutos, mantendo as pálpebras afastadas. Não apliques quaisquer outros produtos.

  • Caso tenha havido contaminação da pele, deves retirar as roupas que possam ter sido contagiadas pelo produto e lavar a zona contaminada com água corrente durante 15 minutos.

  • Se a vítima tiver inalado um produto tóxico, deves retirá-la do espaço contaminado, de preferência para o ar livre.

  • Em situações de ingestão de produto tóxico não provoques o vómito e dá à vítima alguns goles de água ou leite para beber.

Guarda o número do CIAV no teu telefone - 800 250 250 para poderes agir mais rapidamente em caso de emergência.