3 min

Top Employer: Um olhar sobre a conquista, pelo sexto ano consecutivo

Publicado em 20.02.2024
Top Employer: Um olhar sobre a conquista, pelo sexto ano consecutivo

Vivemos tempos desafiantes no que à retenção de talento diz respeito. As novas gerações já não encaram um emprego para a vida, o trabalho perdeu centralidade e é cada vez mais notória a recusa em deixar que este se apodere de outras dimensões da sua vida.

Face a esta mudança de mentalidade, a retenção de talento passa a estar no topo das preocupações dos gestores. A consultora Mercer divulgou, recentemente, um estudo no qual indica que as empresas portuguesas admitem dificuldades em reter talento, com 52% das organizações inquiridas a assinalarem este problema. Segundo a consultora, as empresas estão cautelosas no planeamento de 2024 e o número de trabalhadores que decidem sair voluntariamente das organizações é cada vez maior.

Este cenário demonstra que é fundamental rever o modus operandi das empresas. No momento de recrutar, já não basta oferecer um salário competitivo: exigências como o bem-estar, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ou a flexibilidade laboral são cada vez mais tidos em conta.

É neste quadro que acredito que a conquista da certificação “Top Employer”, pelo sexto ano consecutivo, atribuída à Saint-Gobain Portugal S.A., é notável e um grande motivo de orgulho, ao refletir não apenas práticas excecionais de gestão de recursos humanos, mas também impactos significativos em várias áreas da nossa atividade. Significa, acima de tudo, que somos considerados uma referência em políticas de Recursos Humanos e uma marca empregadora com selo de credibilidade.

Se inevitavelmente esta certificação demonstra que somos uma empresa capaz de se moldar aos novos tempos, este ano, em particular, poderá ajudar-nos a colmatar algumas necessidades transversais ao mercado de trabalho e ao setor da construção:

  • Falta de mão-de-obra e atração de talento:

A escassez de mão de obra é uma preocupação global, particularmente preocupante no nosso setor. As empresas certificadas como “Top Employer” destacam-se na atração de talentos, oferecendo ambientes de trabalho atrativos e oportunidades de desenvolvimento robustas.

  • Retenção de talento:

Perante as dificuldades já mencionadas, estou certa de que estas certificações consecutivas nos dão inúmeras vantagens, já que indicam práticas sólidas de retenção, como benefícios competitivos, recompensas e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

  • Desenvolvimento e aprendizagem contínua:

Na Saint-Gobain investimos em programas de aprendizagem e desenvolvimento, proporcionando aos nossos colaboradores oportunidades abrangentes de crescimento profissional.

  • Impacto económico e sustentabilidade:

De sublinhar o nosso contributo para a economia local e global, gerando empregos estáveis. A sustentabilidade é evidente na consistência da certificação ao longo dos anos.

Ao alcançarmos a certificação “Top Employer” pelo 6º ano consecutivo, não superamos apenas desafios, mas também estabelecemos padrões excecionais para o setor da construção, solidificando a nossa posição como líder em gestão de pessoas. Uma distinção que espelha um propósito que vai além das palavras e que honra a verdadeira dimensão do que significa trabalhar na Saint-Gobain.

Maria Novais, Diretora de Recursos Humanos da Saint-Gobain Portugal, in Forbes e Jornal Económico.