2 min

As placas de gesso enquanto proteção passiva contra o fogo

Publicado em 03.05.2021
placas de gesso - proteção passiva contra o fogo

Num edifício, independentemente do traço do mesmo, segundo a Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) existem diferentes requisitos para a sectorização no interior do edifício. Algumas das soluções que figuram neste campo, são as placas de gesso laminado Placo®, isto porque oferecem uma excelente proteção contra o fogo, aquando os sistemas são ensaiados em laboratórios certificados.

Quando falamos destas soluções Placo®, dentro delas existem placas para divisórias como por exemplo a Placo® PPF, que apresenta uma resistência maior ao fogo devido à inclusão de fibra de vidro no núcleo de gesso.

As características com maior destaque destas placas são que têm um comportamento excelente perante o fogo com classificação até um EI240 – em que E significa Integridade e I Isolamento, sendo uma característica que pode ser aplicada em tetos falsos, divisórias, revestimentos, proteção de estruturas metálicas e, também, em caixa de elevadores com classificação até um EI180.

Estas soluções são ensaiadas com placas de gesso laminado do tipo A1, em que apenas o uso de sistemas ensaiados podem assegurar a proteção desejada, e deverão ser sempre avaliadas por Laboratórios Acreditados.

Esta é a solução que permite assegurar uma segurança maior a todos os ocupantes de um edifício, para além de todas as vantagens descritas acima, privilegia sempre a segurança e a proteção na obra.