4 min

Placo®, uma marca preocupada com a saúde, a sustentabilidade e a inovação

Publicado em 17.05.2021
Tecnologia Activ'Air

O setor da construção como o conhecemos, é o segmento de mercado que mais desafios tem enfrentado e ultrapassado nos últimos anos sobretudo se nos concentrarmos no contexto pandémico que o Mundo ainda atravessa. Quando se perspetivava uma crise no sector, a esfera de ação centrou a sua atenção para a procura crescente, onde foi lançado o desafio de refletir sobre novas propostas para empresas e profissionais da área.

O rigor e o profissionalismo concedidos ao setor da construção incitam a que este esteja sempre um passo à frente no desenvolvimento de novas soluções, e neste sentido, a Saint-Gobain é um exemplo. A tecnologia Activ’Air®, da marca Placo®, é uma prova disso, uma solução inovadora que melhora a qualidade do ar, adequando-se a qualquer espaço e/ou ambiente interior, purificando o ar que se respira.

A saúde é o eixo maior que pauta a vida de todos, todos os dias. Como tal, com a tecnologia Activ’Air® é possível respirar ar de qualidade, sem a preocupação de poder estar num espaço e/ou ambiente com partículas nocivas, que não vemos ou sentimos e que são prejudiciais à saúde. Viver num espaço onde um dos componentes da construção permite um respirar mais saudável, reporta a um ambiente de maior conforto. É uma opção privilegiar novas soluções para cada edifício, mas assim “Melhoramos o ar que respiras”.

A tecnologia Activ’Air® atua purificando o ar, alterando os contaminantes da atmosfera interior em compostos inertes e não prejudiciais à saúde. Estes contaminantes são designados de COV (compostos orgânicos voláteis) e formaldeídos, que estão presentes no nosso quotidiano em materiais como madeiras, tintas, detergentes e até produtos de limpeza. Os COV são responsáveis por sintomas como dores de cabeça, náuseas, falta de concentração, irritação ocular, fadiga e até complicações respiratórias. Esta tecnologia está presente em diversas gamas de produtos da marca Placo®, tais como a Rigitone®, Gyptone®, a Duragyp e ainda, na placa 4PRO® Activ’Air®.

De destacar a Placo®, também como uma marca sensível às questões de sustentabilidade, tendo como compromisso uma construção mais sustentável, uma preocupação cada vez mais emergente e que não deve ser descurada, reduzindo o impacto ambiental tanto para quem procura novas soluções como para quem poderá usufruir das mesmas. É o caminho do desenvolvimento e da inovação que está presente nas certificações LEED, BREEAM e Verde.

Estas certificações aportam importância pois avaliam o compromisso ambiental na construção. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de avaliação de sustentabilidade da construção e impacto, assente em 5 pilares: localização sustentável, proteção e eficiência da água, eficiência energética e energias renováveis, conservação de materiais e de recursos naturais e qualidade do ambiente interior.

O BREEAM (Building Establishment Environmental Assessment Method), também um sistema de avaliação da sustentabilidade de projetos de construção, reparte-se em 9 categorias: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, materiais, resíduos, água, utilização do solo e ecologia e poluição.

Por fim, não diferindo das certificações anteriores, o Verde é também uma metodologia para a avaliação e certificação ambiental de edifícios. Na sua raiz estão os princípios da bio-arquitetura e a construção que respeita o ambiente. A avaliação assenta em diferentes temáticas como: seleção do local, projeto de implantação e planificação, qualidade do espaço interior, energia e atmosfera, qualidade do serviço, recursos naturais e impacto socioeconómico.

Este é um contributo da Saint-Gobain para o bem-estar de todos, alinhado com o propósito #MakingTheWorldABetterHome.

Bruno Ribeiro, Gestor de Produto da Saint-Gobain Portugal