3 min

Produção local dos produtos Weber, focada na sustentabilidade

Publicado em 26.04.2022
Artigo Produção Local - Pedro Sequeira

A Weber está presente em Portugal desde a década de 90, altura em que iniciou a sua atividade com a produção de duas argamassas cola. A importância de colocar, no mercado, novos produtos mais adaptados às necessidades dos clientes e da construção em geral foi rapidamente identificada. Embora seja uma marca internacional presente em 75 países, os seus produtos são desenvolvidos de acordo com as necessidades locais e têm em consideração os hábitos dos aplicadores, os materiais e a tipologia de soluções existentes.

A aposta na Investigação e Desenvolvimento é uma das principais prioridades da marca, desde o início, o que permitiu rapidamente desenvolver localmente a grande maioria dos produtos que são comercializados hoje. Atualmente, mais de 79% dos produtos que vendemos em Portugal, com a marca Weber, foram desenvolvidos e são produzidos em Portugal.

A elevada qualidade das soluções deve-se ao empenho de toda a organização, desde a investigação e desenvolvimento, passando pela escolha dos melhores fornecedores, até à elevada exigência do sistema produtivo.

São várias as vantagens da produção local:

  • Maior sustentabilidade ambiental, na medida em que implica menores transportes e logo menor pegada carbónica associada.

  • Fomenta a economia local, privilegiando os fornecedores mais próximos.

  • Possibilita uma melhor adaptação dos produtos às necessidades do mercado.

  • Permite um maior foco na redução do consumo e otimização de recursos, conscientes da importância de contribuir para uma economia circular.

Para minimizar o consumo de matérias-primas virgens, a utilização de subprodutos de outras industrias é uma das preocupações da Weber. Estes são apenas dois exemplos:

  • São utilizadas areias de leito fluidizado, da indústria da pasta do papel, da qual o consumo de agregados é de aproximadamente 8 toneladas/habitante/ano (valor apenas ultrapassado pelo consumo de água).

  • São utlizados ligantes alternativos ao cimento Portland, uma vez que a produção de 1 tonelada de cimento produzido equivale a 1 tonelada de CO2 emitido.

Todos os compromissos e apostas tornam a Weber Portugal numa referência a nível internacional, que presta apoio a todo o Grupo Saint-Gobain, sendo Centro de Competências de cimentos cola, e reconhecido pelo governo francês como laboratório de investigação e desenvolvimento.

Continuar a crescer e a ser marca de referência no setor é um dos objetivos, estabelecendo e privilegiando parcerias, sempre que possível, com fornecedores locais.

Pedro Sequeira, Diretor de Operações da Saint-Gobain Portugal – ISOVER, Placo® e Weber