2 min

É urgente promover o conforto térmico na casa dos portugueses

Publicado em 20.09.2023
Promover conforto térmico

Ter uma casa mais eficiente e confortável deve estar ao alcance de todos. Em Portugal calcula-se que cerca de 700 mil pessoas vivam numa situação de pobreza energética severa. Este número alarmante é relativo a famílias cuja despesa com energia representa uma grande fatia do rendimento mensal.

Para além deste dado preocupante, estima-se também que cerca de 75% do parque habitacional não esteja devidamente preparado em termos de isolamento térmico, nomeadamente nas componentes coberturas e janelas. Este fator leva a consumos desnecessários de energia não proporcionando o conforto adequado.

Com o aumento das temperaturas médias globais e face à crise energética, é fundamental que o nosso setor desempenhe um papel ativo na transição para um futuro mais verde e apoie na criação de mecanismos. Acredito que a aposta na eficiência energética é o caminho e uma prioridade.

As empresas do setor da construção devem fornecer ferramentas eficazes para resolver este problema, elucidando a população e formando os diversos profissionais sobre as soluções à disposição para melhorar o conforto térmico.

Na projeção de novos edifícios, a eficiência energética pode ser conseguida com o recurso a tecnologias mais avançadas e eficientes, como isolamento térmico de elevada qualidade; para isso, podemos recorrer a sistemas de fachadas leves, ventiladas ou ETICS Placotherm®, bem como a soluções em vidro capazes de captar o máximo de luz natural minimizando a necessidade de energia elétrica, através das soluções CLIMALIT® PLUS.

Rui Oliveira, Diretor de Operações na Saint-Gobain Glass Portugal in Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários 2023.