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Proximidade e Diferenciação

Publicado em 04.05.2023
Proximidade e Diferenciação

Certa que hoje estar no digital é fundamental para qualquer marca, a diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal, Rita Bastos, está também convicta que é crucial que a sua identificação seja feita de forma clara e consciente. E, naturalmente, que o conteúdo seja útil e relevante. Proximidade e diferenciação, visibilidade e consistência são alguns dos pilares em que – defende – assenta uma estratégia de sucesso neste domínio.

Uma presença digital distinta, que providencie conteúdo “útil e relevante”, bem como uma experiência digital “de excelência” para clientes e parceiros, é, para a diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal, Rita Bastos, fundamental.

Assente em vários pilares, a estratégia digital está relacionada com a imagem, visibilidade e consistência das marcas, proximidade e diferenciação, relacionamento com os clientes, suporte a projetos, gestão e tratamento de dados.

A porta-voz salienta que a estratégia de digital da Saint-Gobain é omnicanal, estando diretamente relacionada com a estratégia offline para que, independentemente do meio, “a marca seja identificada de forma clara e consistente”.

A aceleração da transformação digital é, aliás, a par do foco na área da sustentabilidade, um dos pilares fundamentais no sentido de “consolidar a empresa como a referência no mercado da construção”. “Digitalizar projetos através da utilização do BIM (Building Information Modelling), simplificar a escolha de produtos, facilitar o cálculo de sistemas e visualização de soluções em formato mais visual são alguns dos eixos que fazem parte da nossa estratégia”, diz, adiantando o objetivo de ser uma referência no sector.

O principal objetivo, diz, é proporcionar uma “excelente” experiência aos clientes, através do “fácil acesso a informação, conteúdo relevante e simplificação de processos”.

Segundo a porta-voz, para alcançar o target pretendido no digital é crucial, desde logo, defini-lo. “Só assim se torna possível ter uma comunicação eficaz e assertiva”, garante.

“Neste sentido, quanto mais informações tivermos acerca do público-alvo que pretendemos impactar, melhor o vamos conhecer e mais facilmente conseguimos aproximarmo-nos dele. Desta forma, a definição do conteúdo e da mensagem torna-se mais objetiva, bem como a definição do canal digital. Se todas estas premissas estiverem alinhadas conseguiremos captar a sua atenção e transmitir a mensagem desejada”, observa.

Assim, conhecer o target, trabalhar a mensagem e o conteúdo e escolher o canal digital são elementos capitais, ainda que indique a existência de outras premissas que devem estar alinhadas. E no mercado da construção, como é que se é bem-sucedido? Dado tratar-se de um mercado muito tradicional, Rita Bastos entende que está repleto de oportunidades por explorar em várias áreas, sendo a comunicação uma delas. “Neste sentido, é importante que esteja definido como queremos comunicar, o quê, com quem e através de que meio”, comenta, adiantando que “são vários os targets desta área”.

Neste sentido, “sem dúvida que a comunicação 360º é algo que deve estar sempre presente, seja em ações de curto, médio ou longo prazo”. “Não queremos comunicar apenas para o público a quem vamos vender diretamente”, clarifica.

“É importante conhecer toda a cadeia de valor e falar para os vários públicos que intervêm no processo. São vários os intervenientes que colaboram no processo de comunicação e influenciam a escolha do consumidor. Prova disso são os influenciadores que, de diferentes formas, interagem com o público.

A tendência UGC (User Generated Content) vem reforçar a importância de uma comunicação segmentada, clara e alinhada com os desejos dos consumidores, para que os próprios produzam conteúdos e sejam também embaixadores da marca”, remata.

O mercado procura respostas rápidas e o consumidor é cada vez mais exigente, pelo que a inteligência artificial serve como ponte para serem desenvolvidas soluções mais ágeis e eficientes.

É crucial estarmos onde os consumidores estão, de forma a criarmos uma relação de confiança e proximidade, transformando cada consumidor num embaixador da marca.

NO TOP

Em 2020, a Saint-Gobain foi nomeada pelo 9.º ano consecutivo Derwent Top 100 Global Innovator™ 2020 pela Clarivate Analytics, que determinou o ranking global das empresas e instituições mais inovadoras. “Aliar as soluções inovadoras que são disponibilizadas ao mercado e os seus fatores diferenciadores permite-nos evoluir em desenvolvimento de novos produtos, sistemas e soluções, mas também em termos de digitalização, seja ela de processos, seja de ferramentas para os nossos clientes”, justifica a diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal, Rita Bastos.

A nível externo, aponta o desenvolvimento de objetos BIM, o ClimBIM – um software BIM dedicado ao setor da climatização com soluções Isover, o DRT – uma ferramenta para a preparação de orçamentos com soluções Placo®, a Academia Digital Saint-Gobain, a EasyNet e a EasyApp, que são ferramentas de suporte aos clientes, como exemplos da aposta contínua na digitalização do setor da construção.

Numa área de atividade tão dinâmica e concorrencial como a construção, é pela inovação que, assegura, a empresa se destaca.

Esse é um dos pilares fundamentais da Saint-Gobain, garante, contribuindo para a sua “liderança à escala global e no mercado português”. “Criar condições para promover o foco no cliente, a criatividade, codesenvolvimento com parceiros e desenvolvimento técnico permanente são pressupostos para que as equipas estejam sempre um passo mais à frente”, afirma, indicando o Centro de Inovação e Desenvolvimento da empresa em Aveiro como um centro de competências da Saint-Gobain no desenvolvimento de argamassas, à escala internacional

Rita Bastos, Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal in revista Briefing.