3 min

Reabilitação Urbana é "um dos eixos fundamentais da requalificação das cidades"

Publicado em 11.04.2023
Reabilitação Urbana é um dos eixos fundamentais da requalificação das cidades

Sob o mote “Making the world a better home”, a Saint-Gobain assume-se comprometida com a sustentabilidade e o bem-estar de quem usa os edifícios, e mantém a sua aposta na reabilitação, que vê como "uma forma de construção sustentada".

Criar melhores condições de habitabilidade e conforto, com maior eficiência energética e sustentabilidade das construções são preocupações "absolutamente alinhadas com o propósito da Saint-Gobain à escala global".

Para a empresa, a reabilitação urbana "continua a ser um dos eixos fundamentais da requalificação das cidades e do edificado", necessária para atender a estas melhorias.

Em entrevista, Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal, destaca novas tendências no mercado da construção, nomeadamente a maior predominância de obras de reabilitação face à construção nova, numa altura em que aumenta a população urbana a nível global. "Estes indicadores demonstram que é possível olhar para a reabilitação como uma forma de construção sustentada, e trazer novos desafios e oportunidades para empresas como a nossa, possibilitando a aplicação de soluções inovadoras que atendam às especificidades do trabalho a realizar".

A Saint-Gobain tem uma oferta integrada de produtos e sistemas e várias soluções adaptadas a este modelo construtivo, "procurando atender aos mais elevados padrões de conforto e eficiência energética", como sejam as placas de gesso Placo®, lãs minerais Isover, ou a gama webercal, da Weber, para melhores desempenhos acústicos, térmicos e estruturais. A sua área de atuação estende-se "tanto a grandes projetos de reabilitação como a projetos de renovação mais pequenos", muitos deles impulsionados pela pandemia e o novo olhar que trouxe sobre a reabilitação da habitação.

A sustentabilidade é uma das prioridades da empresa, que quer reduzir as suas emissões líquidas para zero até 2050. "Sabemos que o impacto principal está no impacto das nossas matérias-primas e estamos a colocar nesse âmbito muito do nosso esforço, com foco na economia circular", explica o responsável. Esse trabalho passa pela produção de materiais sustentáveis, mas também por políticas internas mais abrangentes, como a eficiência industrial, limitando os desperdícios ou reaproveitando e incorporando noutros produtos, e procurando energias alternativas, "investindo continuamente em I&D".

O hotel M.Ou.Co. é exemplo de um dos projetos nos quais a Saint-Gobain esteve recentemente envolvida, uma intervenção que recuperou uma antiga fábrica de componentes elétricos no Porto, agora um hotel de 62 quartos. Trabalhou também na requalificação do Mercado do Bairro de Santos, obra realizada pela CML, com a utilização da placa Glasroc® X ou da banda Aquabead®. Filipe Sambento destaca ainda a intervenção no projeto Corpo Santo Lisbon Historial Hotel, com 89 quartos, no Cais do Sodré.

Filipe Sambento acredita que "o ano de 2023 continuará a ser muito interessante para a atividade, apesar de alguma incerteza". Entre os principais desafios, elenca a escassez de mão-de-obra e a inflação, mas destaca os vários apoios disponíveis à reabilitação, como o IFRRU 2020.

Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain Portugal S.A. in Vida Imobiliária.