3 min

Sabes o que são compostos orgânicos voláteis?

Publicado em 15.06.2021
COVs

Nem todos os compostos orgânicos voláteis são perigosos, mas alguns podem ser tóxicos e causar danos à saúde a curto ou a longo prazo.

Os compostos orgânicos voláteis (COV) são produtos químicos orgânicos libertados sob a forma de gases a partir de sólidos ou líquidos que poluem o ar e podem ser prejudiciais à saúde. Muitos produtos domésticos comuns libertam COV, como os produtos de limpeza, tintas, marcadores, colas, purificadores de ar, carpetes, produtos de higiene, entre outros.

Quais os riscos da exposição a COV?

Nem todos os COV são prejudiciais, sendo que os que estão presentes em cosméticos e perfumes ou os libertados por plantas não são necessariamente danosos para a saúde.

No entanto, a exposição aos COV perigosos pode provocar dores de cabeça, alergias cutâneas, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar e complicações respiratórias, fadiga, tonturas, náuseas e falta de concentração e de memória. Se o período de exposição for muito prolongado, os compostos orgânicos voláteis podem causar danos no fígado e no sistema nervoso central.

Um composto orgânico volátil muito comum é o formaldeído, sintetizado a partir do metanol, um álcool tóxico para a saúde. Em temperatura ambiente, o formaldeído é um gás incolor que evapora com facilidade. Possui odor forte e irritante, além de ser altamente inflamável e reativo. É usado como matéria-prima em alguns produtos, sendo libertado por sistemas de ventilação, materiais de construção, revestimentos para pavimentos, tintas, vernizes, desinfetantes, adesivos, fungicidas e germicidas, tecidos e cosméticos. É considerado carcinogénico para humanos e animais e provoca também danos ao nível do sistema respiratório.

Tecnologia Activ’Air® neutraliza compostos orgânicos voláteis

Não é fácil evitar os compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído, e a sua presença na nossa vida. Uma das formas de o fazer passa por escolher produtos que estejam testados e classificados em termos de redução de emissão de COV e que tenham baixo impacto ambiental, mesmo quando falamos de materiais de construção.

Alguns produtos da Saint-Gobain incorporam a tecnologia Activ’Air® que transforma os COV em compostos inertes e não prejudiciais, purificando e melhorando o ar interior que respiramos. Esta tecnologia já está presente em diversas gamas de produtos Saint-Gobain Placo®, tais como a Rigitone®, a Gyptone®, a Duragyp e a placa 4PRO® Activ’Air®.

Sabe mais sobre a tecnologia Activ’Air® aqui.