3 min

Saint-Gobain participa em estudo pioneiro no setor da construção leve e modular

Publicado em 11.11.2021
Tiny House

Projeto de investigação da Universidade de Aveiro procura soluções construtivas que permitam melhorar o comportamento energético dos edifícios e reduzir o impacto da sua utilização no meio ambiente.

O que muda no desempenho de um edifício quando se passa do modelo de construção tradicionalmente usado em Portugal, com parede e laje, para uma solução construtiva com recurso a PCM macro encapsulado? É esta a principal pergunta a que o projeto de investigação THERMACORE, promovido pela Universidade de Aveiro e financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), quer responder.

Para encontrar a resposta, a universidade juntou-se à Saint-Gobain, Lusil e 5DHome para construírem duas tiny houses (casas de pequenas dimensões) destinadas a avaliar o desempenho de uma solução construtiva com um núcleo termicamente ativo com o uso de PCM macro encapsulado em edifícios em Portugal. A eficiência energética, o conforto térmico e a qualidade do ar interior são as três grandes áreas sobre as quais o estudo incide.

A sigla PCM significa Phase Change Material (em português, material de mudança de fase) e refere-se a materiais que, na transição de fase, libertam ou absorvem energia suficiente para gerar calor ou arrefecimento. São geralmente integrados na envolvente dos edifícios e contribuem para a sua eficiência energética, reduzindo a energia necessária para o conforto térmico dos utilizadores.

Assim, o estudo — iniciado em 2018 e que deverá terminar no final de 2021 — conta com diversas soluções da Saint-Gobain Portugal, tendo sido usados produtos das marcas Weber, Placo®, ISOVER e GlassSolutions na construção das tiny houses do projeto THERMACORE.

Para a fachada exterior e interior, a escolha recaiu, respetivamente, na Glasroc® X e na placa Habito®, esta última composta por materiais Placo® à base de gesso. Para garantir a eficiência energética e acústica da vertente opaca da fachada, bem como proteção contra incêndios, foi utilizada a solução de fachada ETICS webertherm comfort, baseada numa placa isolante de lã de vidro de alta densidade clima 34, aplicada sobre placa de gesso para exterior Glasroc® X.

No acabamento final, para um resultado esteticamente apelativo, texturado e com variedade de cores, foi utilizado o pavimento Placo® Rigidur Solera bem como a lã mineral ISOVER Geowall 034, que é um sistema formado por placas reforçadas com fibras aderidas entre si que produzem uma alta resistência superficial.

Relativamente aos contributos das empresas parceiras, destaca-se o sistema estrutural baseado em aço leve, da 5D Home, que permitiu criar uma solução estrutural pré-fabricada com redução de desperdícios em obra e com a robustez adequada. O contributo da Lusil passou pelo produto LB-67 RPT composto por semi-perfis de alumínio em liga 6063 tempera t6 ligados por poliamidas Lusil® by Technoform®, criando, assim, o isolamento térmico desejado na caixilharia.

A escolha de elementos mais leves e a abordagem modular à construção são cada vez mais uma tendência na Europa. O Pacto Ecológico Europeu visa tornar este continente no primeiro com impacto neutro no clima até 2050. Um objetivo a atingir, em parte, construindo e reabilitando com recurso a materiais mais eficientes. Neste âmbito, a EU quer melhorar o desempenho energético dos edifícios, dado que representam 40% da energia consumida, dois terços dos quais no setor residencial.