3 min

Saint-Gobain Portugal mantém-se “atenta ao futuro”

Publicado em 13.11.2023
Saint-Gobain Portugal mantém-se “atenta ao futuro”

"Consciente do papel importante que representa para a descarbonização, a Saint-Gobain assume como compromisso a neutralidade carbónica até 2050", apostando por isso na construção sustentável.

A Saint-Gobain Portugal, especialista na conceção, fabrico e distribuição de materiais e serviços para os mercados da construção e da indústria, assume-se "atenta ao futuro" e alinhada com os temas da inovação, digitalização ou sustentabilidade "em todo o seu dia-a-dia".

"Consciente do papel importante que representa para a descarbonização, a Saint-Gobain assume como compromisso a neutralidade carbónica até 2050 e, por isso, alinhado com o seu propósito Making The World a Better Home, promove a construção sustentável com uma estratégia focada na sustentabilidade". Rita Bastos, diretora da Saint-Gobain Solutions, partilha em entrevista alguns exemplos desta aposta da empresa no futuro, como o facto de a Saint-Gobain já pertencer ao top 100 das empresas mais inovadoras do mundo.

A construção leve e sustentável é uma das apostas mais importantes. Recentemente, a empresa integrou a Falper, fabricante de estruturas em LSF, como um suporte para a construção leve e modular.

A responsável destaca a digitalização de processos, com especial enfoque na tecnologia BIM, ou a aposta na impressão 3D, que "já faz parte da realidade da Saint-Gobain Portugal, em parceria com universidades e empresas construtoras de referência".

Hoje em dia, a empresa incorpora, sempre que possível, materiais reciclados na composição dos seus produtos, como o webercol flex lev, que incorpora mais de 30% de matérias-primas recicladas, ou o vidro duplo Climalit® Ecológico, com 70% de vidro reciclado, e que permite uma redução da pegada de carbono de cerca de 40%.

Por outro lado, o serviço de bombagem mecanizado de betonilhas - weberfloor pump truck - "oferece uma economia significativa de tempo e de custos em obra e contribui ainda para a sustentabilidade do setor ao não utilizar sacos para a entrega do produto e ao possibilitar reabastecimentos de areia perto do local de obra, diminuindo, assim, o CO2 associado ao transporte".

Os produtos Saint-Gobain têm vindo a receber várias distinções. Recentemente, a marca Weber foi novamente eleita a marcaEscolha dos Profissionais” na categoria Colagem e Betumação de Cerâmica. Já o cimento-cola webercol flex lev e a placa de gesso Glasroc® X foram eleitos com o "Prémio Cinco Estrelas" pelo 3º e 2º ano consecutivo, respetivamente. O Prémio Produto do Ano 2023 foi arrecadado pela placa de gesso Glasroc® X.

Com as marcas Isover, Placo®, Weber e Climalit®, "a Saint-Gobain Portugal oferece um vasto conjunto de soluções integradas focadas no setor da construção e reabilitação de edifícios, construção leve e descarbonização da construção, que são desenvolvidas mediante um processo de inovação contínuo e proporcionam sustentabilidade e desempenho", completa ainda Rita Bastos.

Rita Bastos, Diretora Saint-Gobain Solutions in Vida Imobiliária - Reabilitação Urbana.