Na Saint-Gobain a Sustentabilidade é um modo de estar

Uma gama de vidros abrangente e de qualidade comprovada, rede de transformadores parceiros altamente qualificada, conhecimento, informação e uma marca conceituada e reconhecida - SGG Climalit® - são alguns dos fatores que diferenciam a oferta da Saint-Gobain no segmento do vidro para janelas eficientes, aponta Rui Oliveira, diretor de Operações da Saint-Gobain Glass Portugal em entrevista ao Jornal Expresso, edição especial Janelas Eficientes.
- A Saint-Gobain soma já mais de 60 anos de presença no nosso país. Em quantos países estão presentes atualmente e o que representa para a marca o mercado português?
A Saint-Gobain é uma empresa com mais de 350 anos de história, estando presente atualmente em 75 países. Existe um grande foco e aposta em Investigação & Desenvolvimento (I&D) de novos produtos e soluções na Saint-Gobain, estando Portugal alinhado com a estratégia global do Grupo, que é um dos cem mais inovadores do mundo. Por exemplo, em Aveiro está sediado o Centro de Competências de Argamassas, um centro internacional de I&D, onde se desenvolvem muitos produtos para o mundo, dentro do universo Saint-Gobain. Este Centro de Competências é reconhecido pelo governo francês como Centro I&D de referência. Por outro lado, a liderança em alguns dos sectores também reflete a importância das marcas Saint-Gobain no mercado português.
- O que torna diferenciadora a oferta da Saint-Gobain no segmento das janelas eficientes?
Diria que dispomos de uma gama de soluções altamente competente e adequada às necessidades do mercado. Por outro lado, a nossa rede de fabricantes de vidro isolante (vidro duplo) – SGG Climalit® – integra 12 dos maiores transformadores de vidro a nível nacional. Estas empresas estão altamente equipadas para conseguir fabricar as unidades de vidro duplo da marca SGG Climalit Plus® e SGG Climalit® Ecológico, cumprindo todas as normas e regulamentações do setor.
Além dos processos de fabrico serem auditados regularmente pelos nossos técnicos, dispõem de apoio e suporte permanente das nossas equipas, no que toca à prescrição das melhores soluções, bem como formação contínua e acesso a ferramentas digitais, tais como o Calumen® para cálculo das performances das soluções.
Diria que temos tudo o que é necessário para que de facto as janelas sejam eficientes: gama de vidros abrangente e de qualidade comprovada, rede de transformadores parceiros altamente qualificada e equipada, conhecimento, informação e, ainda, uma marca conceituada e reconhecida – SGG Climalit®.
- A Saint-Gobain afirma-se como líder mundial em construção sustentável. Em que medida é que o compromisso com a sustentabilidade é uma preocupação no dia a dia da condução do negócio da Saint-Gobain?
A sustentabilidade não é só uma preocupação na Saint-Gobain. Diria que é um modo de estar, comprovado pelo nosso propósito: Making The World A Better Home. Temos como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2050 e há um envolvimento de toda a estrutura na procura de soluções e definição de ações que contribuam para esta meta, com objetivos estabelecidos também a curto prazo.
No que diz respeito ao segmento das janelas, lançámos, em 2022, o primeiro vidro no mundo com baixas emissões de carbono no mercado com indicador ambiental de alterações climáticas estimado de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm), o que representa uma redução de aproximadamente 40%, em relação à média europeia de produção de vidro base – SGG Oraé®.
Fomos o primeiro fabricante a nível mundial a fazê-lo, a desenvolver o primeiro vidro no mundo com baixas emissões de carbono. Este vidro é composto por 70% de vidro reciclado (casco), sendo que mais de 50% provém de demolições/renovações. Aliado ao lançamento do SGG Oraé® lançámos os vidros duplos SGG Climalit® Ecológico que são soluções com elevada eficiência térmica e com baixo impacto no ambiente, que permitem que o setor reduza a sua pegada de carbono, contribuindo assim para uma economia mais circular, menor consumo de matérias-primas e ainda redução no consumo de energia.
O facto de estarmos ligados a praticamente todas as atividades relativas à construção também nos permite desenvolver soluções e sinergias entre negócios, seja em otimização de cadeias logísticas, como também de aproveitamento de resíduos entre atividades, disponibilizando ao mercado um conjunto de soluções que contribuem para edifícios mais eficientes.
Estamos atentos e a trabalhar diariamente para oferecer as melhores soluções, fazendo do mundo um lugar melhor.
Rui Oliveira, Diretor de Operações na Saint-Gobain Glass in Expresso Especial Janelas Eficientes.