9 min

Soluções de construção sustentável da Saint-Gobain

Publicado em 19.07.2021
Construção sustentável Saint-Gobain

Construir ou renovar uma casa privilegiando materiais e técnicas construtivas sustentáveis tem diversas vantagens. Além da redução dos custos de manutenção e da despesa com a fatura de energia, uma casa sustentável tem um menor impacto ambiental, é mais confortável e representa um contributo para o futuro do planeta.

Dada a importância da preservação de recursos no setor da construção, o leque de opções para quem pretende construir ou reabilitar a sua casa de forma sustentável tem vindo a crescer. Na Saint-Gobain o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente é uma preocupação constante, para que possas viver com mais conforto hoje, sem prejudicares as gerações de amanhã.

Sistemas para fachadas, materiais para isolamento térmico, pavimentos ou janelas. São muitas as opções Saint-Gobain para uma construção mais sustentável, que te ajuda a controlar os gastos de energia e a teres uma casa mais eficiente. Descobre-as neste artigo.

 

SOLUÇÕES PARA FACHADAS

webertherm comfort

  • O que é?

O webertherm comfort é um sistema de revestimento de fachadas (do tipo ETICS) com proteção térmica, resistência ao fogo e proteção acústica, baseado em placas isolantes de lã de vidro de elevada densidade.

  • O que faz pela tua casa?

O sistema webetherm comfort torna a tua casa muito mais confortável devido à elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. O ambiente no interior torna-se mais silencioso e não sentirás tanto as variações de temperatura por influência do clima exterior. É resistente ao fogo e tem elevada permeabilidade ao vapor de água.

  • Porque é sustentável?

As placas de lã de vidro Clima 34 da Saint-Gobain Isover usadas no sistema contêm um teor de material reciclado superior a 50%. Além disso, todos os componentes usados no sistema são produzidos com matérias-primas naturais ou recicladas, cuja extração e fabricação se situa num raio médio de 300 km de distância do centro produtivo. Finalmente, os materiais usados no sistema são 100% recicláveis e podem ser utilizados de forma infinita, desde que mantenham a sua estrutura inicial.

 

webertherm natura

  • O que é?

O webertherm natura é um sistema de revestimento de fachadas com proteção térmica e conceito natural, baseado em placas isolantes de aglomerado de cortiça expandida e argamassas de cal.

  • O que faz pela tua casa?

Tal como acontece com o webetherm comfort, o webertherm natura é um sistema de isolamento térmico completo que torna a tua casa mais confortável e silenciosa, ao mesmo tempo que melhora a sua eficiência energética.

  • Porque é sustentável?

A placa isolante usada neste sistema é produzida com aglomerado de cortiça, um produto natural e reciclável, proveniente de uma matéria-prima renovável. As argamassas de colagem, revestimento e acabamento têm constituição mineral, utilizando ligantes com menor impacto ambiental.

 

webertherm mineral

  • O que é?

O webertherm mineral é um sistema de revestimento de fachadas resistente ao fogo baseado em placas de lã de rocha de elevada densidade.

  • O que faz pela tua casa?

Tal como acontece com o webetherm comfort e o webertherm natura, o sistema webertherm mineral é um sistema de isolamento térmico completo que torna a tua casa mais confortável e silenciosa, ao mesmo tempo que melhora a sua eficiência energética.

  • Porque é sustentável?

As placas de lã de rocha TF Profi da Saint-Gobain Isover usadas no sistema contêm um teor de material reciclado superior a 50%.

 

webertherm classic

  • O que é?

O webertherm classic é um sistema de isolamento térmico exterior em fachadas, baseado em placas isolantes de poliestireno expandido moldado (webertherm EPS).

  • O que faz pela tua casa?

É um sistema de isolamento térmico que torna a tua casa mais confortável, ao mesmo tempo que melhora a sua eficiência energética.

  • Porque é sustentável?

Realçar que o isolamento térmico diminui trocas energéticas com o exterior, reduzindo as necessidades de aquecimento/arrefecimento e consequentemente gastos energéticos.

 

webertherm keramic light e webertherm keramic plus

  • O que é?

À semelhança do webertherm classic, o webertherm keramic light e webertherm keramic plus são sistemas de isolamento térmico pelo exterior, baseados em placas isolantes de poliestireno expandido moldado (webertherm EPS), que permitem um acabamento com revestimentos cerâmicos de pequena (até 900 cm2, com peso máximo de 20 kg/m2) e grande dimensão (até 3.600 cm2, com peso máximo de 30 kg/m2) respetivamente.

  • O que faz pela tua casa?

Estes sistemas tornam a tua casa mais confortável, ao mesmo tempo que melhoram a sua eficiência energética.

  • Porque é sustentável?

Realçar que o isolamento térmico diminui trocas energéticas com o exterior, reduzindo as necessidades de aquecimento/arrefecimento e consequentemente gastos energéticos.

 

Placotherm® V

  • O que é?

O Placotherm® V é uma folha exterior para revestimento contínuo de fachada em obras novas ou projetos de reabilitação. É uma solução baseada em isolante de lã de vidro Ecovent, da Saint-Gobain Isover, cuja aplicação permite eliminar pontes térmicas, renovando a envolvente do edifício e aumentando a inércia térmica e o isolamento.

  • O que faz pela tua casa?

Além de melhorar o isolamento térmico e acústico, quando usado em obras de renovação permite solucionar problemas de humidade e condensação na fachada original e renová-la esteticamente.

  • Porque é sustentável?

O produto de isolamento Ecovent usado no sistema contém na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. Além disso, os componentes usados no sistema são produzidos com matérias-primas naturais ou recicladas, cuja extração e fabricação se situa num raio médio de 300 km de distância do centro produtivo. Finalmente, todos os materiais usados são 100% recicláveis e podem ser utilizados de forma infinita, desde que mantenham a sua estrutura inicial.

 

COBERTURAS

Lã de vidro IBR Saint-Gobain ISOVER

  • O que é?

A lã de vidro IBR da Saint-Gobain Isover é um produto não hidrófilo, revestido numa das faces com papel kraft que atua como barreira contra o vapor. Foi concebida especificamente para o isolamento térmico e acústico de lajes de cobertura pelo interior, evitando o aparecimento de condensação em climas frios.

  • O que faz pela tua casa?

Destinada ao isolamento térmico e acústico, pode ser também usada para obras de reabilitação de coberturas pelo interior e coberturas ligeiras. É muito fácil de instalar e podes usá-la facilmente em pequenos trabalhos de melhoria e restauro.

  • Porque é sustentável?

A lã de vidro IBR contém na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. Além disso, é produzida com matérias-primas naturais ou recicladas, cuja extração e fabricação se situa num raio médio de 300 km de distância do centro produtivo. Finalmente, é 100% reciclável e pode ser usada de forma infinita, desde que mantenha a sua estrutura inicial.

 

PAREDES INTERIORES

Arena Apta e Geowall Saint-Gobain ISOVER

  • O que são?

A Arena Apta e Geowall da Saint-Gobain Isover são sistemas de revestimento para paredes interiores. A Arena Apta apresenta-se sob a forma de painéis e rolos semirrígidos, de lã mineral, não hidrófilos e sem revestimento. Destina-se a divisões verticais, especialmente divisões secas com estrutura metálica e placa de gesso laminado. Já a Geowall é uma linha de soluções de lã mineral não hidrófilas sem revestimento, que se caracteriza pela produção a partir de rocha basáltica, apresentando um ponto de fusão superior a 1.000 °C. É indicado para isolamento térmico e acústico e em divisões verticais interiores com placas de gesso. Podem ambos ser usados para o isolamento de instalações, como canalizações e condutas.

  • O que fazem pela tua casa?

Os sistemas de revestimento para parede interiores da Placo combinados com isolamentos minerais da Saint-Gobain Isover são utilizados para proporcionar melhorias técnicas, como o isolamento térmico e acústico, e benefícios estéticos.

  • Porque são sustentáveis?

Tanto a lã de vidro Arena Apta, como a lã de rocha Geowall contêm na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. Além disso, são produzidas com matérias-primas naturais ou recicladas, cuja extração e fabricação se situa num raio médio de 300 km de distância do centro produtivo. Finalmente, ambos os materiais são 100% recicláveis e podem ser utilizados de forma infinita, desde que mantenham a sua estrutura inicial.

 

PAVIMENTOS

Arena PF Saint-Gobain ISOVER

  • O que é?

A Arena PF é um painel rígido de alta densidade de lã mineral arena da Saint-Gobain Isover, não hidrófilo e sem revestimento. Foi concebido especialmente para aplicação em pavimentos.

  • O que faz pela tua casa?

A Arena PF é a melhor opção para o isolamento acústico do ruído de impacto em soalhos flutuantes. É muito resistente à compressão e mantém o desempenho do sistema inalterado durante toda a vida útil do edifício, não se degradando com o tempo.

  • Porque é sustentável?

A Arena PF contém na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. Além disso, é produzido com matérias-primas naturais ou recicladas, cuja extração e fabricação se situa num raio médio de 300 km de distância do centro produtivo. Finalmente, é 100% reciclável e pode ser utilizado de forma infinita, desde que mantenham a sua estrutura inicial.

 

JANELAS EFICIENTES CLASSE A+

  • O que são?

A Saint-Gobain oferece uma ampla gama de janelas eficientes com vãos fixos, batente, pivotante, projectante, oscilo-batente e basculante, assim como com vãos de correr e guilhotina. Todas as soluções cumprem com os critérios exigidos pelo Guia Técnico – Factor Solar (g) e Coeficiente de Transmissão Térmica (Ug). Em termos de segurança, todas as soluções cumprem com Regulamento N.° 305/2011 de 9 de março do Parlamento e do Conselho da Europa e toda a legislação portuguesa publicada para o efeito.

  • O que fazem pela tua casa?

As janelas eficientes aumentam o isolamento térmico e acústico da tua casa, permitindo-te reduzir em cerca de 50% a energia necessária para teres uma temperatura interior agradável. Além disso, diminuem as infiltrações de ar e água, criando um ambiente mais saudável, com menos pó, humidade e poluição. 

  • Porque são sustentáveis?

Ao optares por janelas eficientes consegues reduzir substancialmente a necessidade de aquecimento e ar condicionado para manteres uma temperatura interior agradável, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera.