3 min

Soluções Saint-Gobain para acústica e isolamento técnico

Publicado em 23.02.2021
Soluções Saint-Gobain para acústica

A Saint-Gobain é uma empresa que se mantêm em constante procura por soluções que complementem todas as dimensões da construção de uma habitação, e como tal gostaríamos de dar a conhecer algumas das soluções para pavimentos, tetos, divisórias e climatização.

Começamos por apresentar uma solução para pavimento – a Solera Rigidur. Esta placa melhora as condições de isolamento acústico e também térmico, uma vez que permite o isolamento de ruído aéreo, de percursão e de impacto. Este material tem pouca espessura, pode ser colocado em obra nova ou reabilitação, é de fácil instalação, e neste caso, tem um comportamento notável a nível acústico tanto em ruído de impacto, como aéreo. Quanto à aplicação pode ser usado em diferentes locais como comércio, zonas habitacionais ou espaços administrativos.

Passando para as divisórias, o Sistema Placo® Silence apresenta duas opções, a primeira – Placophonique, que pode ser facilmente identificada pela sua cor azul, é feita com matéria-prima natural e reciclável – estando aqui expressa a preocupação com a sustentabilidade ambiental e de recursos – e de modo ilimitado, fabricada com gesso mineral, onde o núcleo tem uma densidade superior relativamente às placas standard. Uma segunda opção, é a placa Metalphonique – esta, tem perfil vertical Placo®, proporcionando uma melhoria do isolamento acústico nos sistemas de placa de gesso laminado, pela sua particular forma em Σ, as suas abas e alma disseminam as vibrações da divisória, diminuindo a transmissão de ruído.

Não podemos de deixar de mencionar as opções para tetos. Nesta categoria temos diferentes opções de placas perfuradas, padrões descontínuos e tetos suspensos como é o caso das placas Gyptone e Rigitone, com a tecnologia Activ’Air®. Estas tecnologias de sistemas acústicos podem ser aplicadas em diferentes estruturas – em edifícios educacionais, como Universidades, escolas, edifícios administrativos e/ou culturais, como Museus, Salas de Espetáculos, instalações de lazer, como é o caso de Centros Desportivos, Cinemas, e até em edifícios públicos como Hospitais ou de Serviços de Saúde, Centros Comerciais, Aeroportos, não esquecendo as zonas residenciais.

Todas estas questões culminam no som, na acústica e na forma como podemos atenuar estes ruídos, por isso a acústica relata a propagação do som num espaço, e consequente reverberação do mesmo. Ou seja, um dos critérios sobre a acústica de um espaço é de facto, o tempo de reverberação – este tempo descreve em números a duração de tempo que um som permanece num espaço, depois da fonte do som for silenciada e/ou desligada. Isto é, quanto maior for o tempo de reverberação, mais tempo o som pode ser ouvido no espaço – provocando eco. Se esse tempo for curto, o espaço poderá estar excessivamente isolado, onde o som pode não se ouvir com clareza.

Estas soluções são algumas das nossas opções que apresentamos como recursos de qualidade para este “problema” cada vez mais presente na vida quotidiana.