4 min

Vantagens do weberfloor flow e dicas para a obtenção de melhores resultados com o weberfloor flow

Publicado em 17.03.2021
Artigo weberfloor flow

Facilidade de aplicação, maior produtividade e grande versatilidade de aplicações são as principais vantagens do weberfloor flow.

Uma argamassa fluida que permite executar, com mais rapidez e menos esforço, pavimentos com elevada qualidade para receberem o revestimento final pretendido. Assim é o weberfloor flow, o produto da Saint-Gobain Weber destinado ao enchimento e regularização de pavimentos interiores, adequado a novas construções e a projetos de reabilitação. Uma solução que se propõe a modificar o conceito atual de aplicação de produtos para enchimento e regularização, comummente designados por betonilhas. 

Por se tratar de uma solução fluida, o weberfloor flow apresenta diversas vantagens face às betonilhas tradicionais: a aplicação é mais fácil e ergonómica para o aplicador, a produtividade é maior — permitindo eliminar etapas dos processos tradicionais e tempos de espera entre as mesmas — e o produto apresenta ampla versatilidade de aplicações. Pode, por exemplo, ser usado para enchimentos simples de camada de forma, mas também para enchimentos em sistemas radiantes de pavimento ou para regularização do pavimento sobre membranas de isolamento acústico.

 

Aplicação fácil e ergonómica
O processo de aplicação do weberfloor flow é bastante simples. Após a preparação do produto com a junção da água indicada na ficha técnica a argamassa fluida é facilmente distribuída de forma mecânica ou manual sobre a superfície a revestir. Atingido o nível de enchimento desejado, basta aplanar a área de aplicação com recurso a uma barra de acabamento para que o pavimento fique pronto a secar e possa receber posteriormente o revestimento final escolhido.
Dada a fluidez da argamassa, a aplicação do weberfloor flow é mais cómoda e ergonómica do que a das betonilhas tradicionais, exigindo menor esforço físico por parte dos trabalhadores e evitando que estes trabalhem de joelhos durante o processo de espalhamento, compactação e acabamento.

 

Produtividade superior e maior versatilidade
A textura fluida do weberfloor flow tem também impacto no ritmo de trabalho. O processo de preparação e aplicação da argamassa é rápido e contínuo, o que permite produzir mais m2 em menos tempo. Recorrendo à aplicação mecanizada, após a preparação do suporte pode completar-se a instalação do produto em dois passos quase simultâneos (enchimento e acabamento). Esta possibilidade permite ganhar tempo de execução e eliminar tempo entre os passos de instalação e acabamento face às betonilhas tradicionais.

 

Versatilidade de aplicações
O weberfloor flow apresenta também grande versatilidade de aplicações, adaptando-se aos mais diversos tipos de revestimento final, desde a cerâmica e pedra natural até à madeira e pavimentos autonivelantes cimentícios. Pode ainda ser combinado com soluções acústicas e aplicado em sistemas de aquecimento radiante para pavimentos. Neste caso, contribui para a melhoria da eficiência energética destes sistemas aumentando a condutividade térmica com impacto na poupança de energia.
O weberfloor flow está disponível em sacos de 25 Kg na cor cinza, apresentando um consumo aproximado de 21 Kg/m2 por cada cm de espessura do pavimento.

 

Dicas para a obtenção de melhores resultados com o weberfloor flow

  • O weberfloor flow admite espessuras de aplicação de 3 a 10 cm. Em sistemas radiantes recomenda-se uma espessura mínima total de 5 cm, garantindo 3 cm acima do ponto mais alto do sistema.

  • É crítico proceder a uma correta preparação do suporte e preparação dos trabalhos de acordo com o indicado na ficha técnica.

  • O produto está preparado para aplicação manual (misturado com misturador mecânico ou betoneira) ou por via mecanizada com recurso a máquina de bombagem ou misturador contínuo.

  • No caso de aplicação com máquina de mistura e bombagem contínua, recomenda-se o controlo da percentagem de água da amassadura com recurso ao teste de fluidez com cone standard Weber.

  • Recomenda-se o controle da espessura final durante a aplicação com recurso a um equipamento de laser.

  • O weberfloor flow não é adequado para acabamento final, exigindo a aplicação de revestimento.