2 min

Vidro: um investimento responsável que ajuda a preservar o planeta

Publicado em 08.08.2023
Vidro Investimento

O vidro tem conquistado cada vez mais espaço na construção ao agregar estética, eficiência, funcionalidade e sustentabilidade num único material. Considerado ecológico por ser infinitamente reciclável e de baixo impacto no ambiente, permite que o setor reduza a sua pegada de carbono.

Como material de construção, é cada vez mais popular devido à sua propriedade inerente de transparência, resistência térmica e desempenho mecânico e acústico. Além disso, no plano estético, sempre teve um lugar de destaque ao conferir beleza a qualquer criação arquitetónica, pelo que os profissionais têm cada vez mais aproveitado as mais valias deste material.

No mercado português apresentamos recentemente a solução Climalit® Ecológico, vidro duplo com capas de controlo térmico, cujo vidro base é o Oraé® composto por 70% de vidro reciclado (casco). Caracterizado como uma evolução, é o primeiro vidro no mundo com baixas emissões de carbono, indicador ambiental de alterações climáticas estimado de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm), o que representa uma redução de aproximadamente 40%, em relação à média europeia de produção de vidro base.

Agora disponível sob várias opções, seja como vidro de controlo solar com excelente seletividade, ou com a função de baixa emissividade e com baixo fator solar que conferem o máximo conforto no inverno e no verão. Todas estas valências numa só solução contribuem para a preservação do planeta, para a eficiência energética e para o bem-estar e conforto do utilizador.

Rui Oliveira, Diretor de Operações da Saint-Gobain Glass Portugal.