5 min

webercol flex lev: uma solução que reitera o compromisso da Weber com a sustentabilidade

Publicado em 21.05.2021
webercol flex lev compromisso sustentabilidade

O panorama do mercado da construção pauta-se por desafios constantes do ponto de vista laboral e técnico, apresentando necessidades como a falta de mão-de-obra, a rapidez de execução ou o desenvolvimento de soluções mais robustas e versáteis adaptadas às diversas exigências diárias colocadas em obra.

Do ponto de vista ambiental, existe também necessidade de que os materiais de construção sejam pensados e desenvolvidos com a objetivo claro de tornar a atividade da construção mais sustentável e viável para o futuro, sendo um exercício fundamental para assegurar a evolução sustentada do mercado da construção.

A pensar nas necessidades e tendências evolutivas do mercado da construção, a marca Weber, da Saint-Gobain Portugal S.A., desenvolveu o produto webercol flex lev, uma argamassa diferenciadora que apresenta vantagens adicionais face aos convencionais produtos de colagem de cerâmica. Trata-se de um novo produto desenvolvido para ser mais leve, rápido e fácil de aplicar, com o intuito de dar resposta às preocupações ambientais.

O webercol flex lev é, portanto, um adesivo multiusos para colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico, em interior e exterior, baseado em ligantes hidráulicos, cargas leves revalorizadas e aditivos específicos.

Desenvolvido no centro de competências da Saint-Gobain Weber Portugal, resulta da investigação dedicada a produtos de colagem de cerâmica, com foco nas necessidades inerentes à evolução do mercado e do setor dos materiais de construção.

O conceito inovador do produto centra-se na combinação de vários fatores diferenciadores em uma única solução. Destacam-se as seguintes particularidades como eixos fundamentais: a sustentabilidade, a facilidade de uso e transporte e a versatilidade de utilização.

Este produto reitera a importância dada à sustentabilidade para a Saint-Gobain Weber, sendo o grupo um dos membros do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) onde a estratégia é incentivar a Economia Circular, criando sinergias entre várias empresas, de modo a diminuir a pesada pegada ecológica que a indústria dos cimentos e materiais derivados aportam. É constituído por mais de 30% de matérias-primas em fim de ciclo, que são revalorizadas no produto em vez de serem desperdiçadas. Contrariamente ao que acontece vulgarmente, a mais valia de sustentabilidade aportada pelo webercol flex lev é alcançada sem que haja um aumento do custo da solução, o que permite que o benefício sustentabilidade não signifique um custo acrescido para os usuários.

 

Reconhecimento

A Saint-Gobain Weber Portugal foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade com o produto webercol flex lev, na categoria Descarbonização.

O Prémio Nacional de Sustentabilidade é iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios com o Alto Patrocínio do Presidente da República, apoio da República Portuguesa em parceria com a consultora Deloitte. Este Prémio tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas na defesa da sustentabilidade global.

Versatilidade na utilização

Atualmente, a atividade de colagem de cerâmica e elementos pétreos apresenta uma multiplicidade de situações e necessidades que devem ser consideradas aquando da escolha do produto adequado para a fixação dos referidos elementos. Destacam-se, por exemplo, a multiplicidade de suportes existentes em obra, os tamanhos e formatos dos elementos cerâmicos ou os ambientes em que se pretende colocá-los.

O produto webercol flex lev foi concebido com o intuito de dar resposta às variadas necessidades de colagem de cerâmica, pedra natural ou mosaico hidráulico, em pavimento e paredes interiores, em fachadas e pavimentos exteriores. Tal multiplicidade de aplicações baseia-se em desempenhos técnicos melhorados, conseguidos com recurso a matérias-primas específicas.

Facilidade de uso e aplicação

As suas matérias-primas permitem a obtenção de uma textura e trabalhabilidade distinta dos produtos convencionais, caraterizada por uma acentuada cremosidade e consistência, a par com a leveza e facilidade de aplicação daí adjacente.

Como consequência, a aplicação do produto é mais fácil e confortável para os instaladores, aumentando a rapidez e eficácia de todo o processo de instalação. Desta forma, dá-se resposta à preocupação em facilitar o dia-a-dia de quem aplica, de forma ajustada às práticas e procedimentos de aplicação que usualmente são adotados na construção em Portugal.

Facilidade de transporte e manuseamento

Ao longo de todo o processo de transporte do material há custos que representam encargos financeiros e ambientais consideráveis. Inerente a todo o processo de manuseamento, existem também exigências físicas que invariavelmente representam sobrecarga para os operadores, passiveis de afetarem a saúde e bem-estar dos mesmos.

Do ponto de vista de manuseamento, uma embalagem de webercol flex lev é mais fácil de manusear e exige menor esforço que o habitual, o que se torna uma opção vantajosa para todo o processo em armazém, em loja ou em obra, promovendo a saúde e bem-estar dos operadores. Tal suporta-se no facto de um saco de webercol flex lev ter uma densidade reduzida, o que possibilita que com 12,5 kg seja possível executar a mesma área de aplicação que o conseguido com um produto convencional em embalagens de 25 kg.

Pelas mesmas razões, os custos de transporte e emissões de CO2 associadas a todo o processo de transporte de materiais são consideravelmente reduzidos.

Ana Lourenço, Responsável pela Sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Novo Perfil