4 min

webercol flex lev, uma argamassa industrial de alto desempenho, leve e sustentável

Publicado em 01.06.2021
webercol flex lev

Os materiais de construção apresentam-se como um fator-chave na tão almejada sustentabilidade do mercado da construção, por constituírem um pilar de desenvolvimento do próprio mercado. Sabe-se o impacto que a construção tem ao nível da sustentabilidade, considerando-se um eixo económico importante em qualquer país, mas também um consumidor de recursos expressivo e com potenciais adversidades ao nível do eixo ambiental. Por isso, é relevante considerarmos todas as ações capazes de minimizar os impactos ambientais e a potencial contribuição das empresas no desenvolvimento sustentável de soluções construtivas, considerando focos específicos como o consumo de cimento, materiais de origem petrolífera, consumo de agregados extraídos de recursos naturais e aditivos vários.

Dada a relevância que o setor da construção tem nas questões ambientais e sendo o grupo Saint-Gobain um dos membros do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) faz parte da estratégia do grupo incentivar a Economia Circular, criando sinergias entre empresas de diferentes áreas de negócio, por forma a diminuir a pesada pegada ecológica que a indústria dos cimentos e materiais derivados aportam.

Neste contexto surge o produto webercol flex lev, uma argamassa superleve baseada na utilização de agregados leves, ligantes e aditivos específicos, que apresenta na sua constituição mais de 30% de matérias-primas recicladas provenientes de outras indústrias, revalorizadas num novo uso.

O webercol flex lev apresenta-se como uma argamassa de colagem com densidade reduzida, o que possibilita que com uma embalagem de 12,5 kg seja possível executar a mesma área de aplicação que o conseguido com um produto convencional em embalagens de 25 kg. Como consequência, uma embalagem de webercol flex lev é mais fácil de manusear e exige menor esforço que o habitual, o que se torna vantajoso para todo o processo em armazém, em loja ou em obra, promovendo a saúde e bem-estar dos utilizadores. Paralelamente, os gastos energéticos associados ao transporte e manuseamento do produto são também reduzidos comparativamente com um produto convencional, diminuindo de forma considerável as emissões de CO2 inerentes ao processo.

Com base na utilização de agregados leves e na presença de materiais muito finos, este produto exibe uma cremosidade superior promovendo a facilidade de aplicação. Como consequência, a aplicação do produto é mais confortável e eficiente para os instaladores, aumentando a rapidez e eficácia de todo o processo de instalação.

O produto webercol flex lev reitera o compromisso da Saint-Gobain com a construção eco-friendly tendo recebido uma menção honrosa na 1ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade do Jornal de Negócios, honra que destaca a atuação e boas práticas das empresas no que diz respeito à sustentabilidade. Foi criado com o intuito de dar resposta às distintas necessidades de colagem de cerâmica, pedra natural ou mosaico hidráulico, em pavimento e paredes interiores, em fachadas e pavimentos exteriores. Tal multiplicidade de aplicações baseia-se em desempenhos técnicos melhorados, conseguidos com recurso a matérias-primas específicas.

São assim apontadas como principais vantagens:

Menos Peso - Um saco de webercol flex lev pesa metade do saco convencional de 25 kg. Com apenas 12,5 kg é possível realizar os mesmos m2 que o conseguido com um produto convencional.

Mais Usos - Adesivo multiusos para colagem de cerâmica. O mesmo produto serve para colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico, em pavimentos e paredes interiores, em fachadas e pavimentos exteriores.

Menos Esforço - Um produto mais fácil de aplicar e espalhar, que exige menor esforço no transporte e manuseamento.

Mais Desempenho - Produto inovador com propriedades que melhoram o seu desempenho.

Menos Desperdício - Incorpora mais de 30% de matérias-primas em fim de ciclo, que são revalorizadas no produto, em vez de serem desperdiçadas.

Mais Sustentável - O uso de conteúdo revalorizado e a diminuição do desperdício refletem a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade a longo prazo.

Menos Custos de Transporte - Metade do peso facilita o transporte e manuseamento em loja, o que traz menos custos de transporte associados.

Mais Trabalhabilidade - Tem uma textura e trabalhabilidade distinta que tornam mais fácil e rápida a aplicar.

Hélder Gonçalves, Gestor de Produto da Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista Obras 133 - maio 2021