3 min

webercolor evolution: uma solução ready-to-use

Publicado em 11.11.2021
Artigo webercolor evolution - Vera Fernandes

Vivemos tempos de mudança no setor, por um lado, em destaque por ser um dos principais vetores económicos do País, por outro reconhecido pelo grande impacto causado pela sua atividade.

Sob este aspeto, é cada vez mais notória a atitude dos profissionais perante temas ambientais. Estão cada vez mais sensíveis às implicações da sua atividade no meio ambiente, procurando, por isso, soluções ditas sustentáveis, mas também rápidas e eficazes, evidenciando a necessidade do dese volvimento deste segmento alicerçado em critérios de sustentabilidade.

Partindo deste pressuposto, desenvolvemos uma solução para betumação de pavimentos e paredes interiores, totalmente inovadora, intitulada de webercolor evolution. Trata-se de um produto desenvolvido em Portugal, pela nossa equipa portuguesa de Investigação e Desenvolvimento da Saint-Gobain Portugal.

Desta forma, falamos de um betume fácil de aplicar devido à sua viscosidade controlada, permitindo que até para os mais inexperientes seja possível a sua aplicação e fácil limpeza. O produto incorpora um processo de pigmentação inovador, mesmo quando se trata de superfícies mais porosas. Como tem um pH neutro e é 'free dust', do ponto de vista de aplicação, não provoca alergias ou incompatibilidades com a pele e vias respiratórias do utilizador.

O produto detém uma tecnologia que incorpora inertes coloridos e de granulometria controlada. Esta caraterística mantém a cor estável e consistente ao longo do tempo e proporciona um acabamento homogéneo ao longo de toda a secção da junta. Estão disponíveis 10 cores que, devido à sua intensidade, permitem uma maior aproximação às novas tendências da cerâmica.

Os polímeros utilizados no produto, por sua vez, são resinas sintéticas com sistemas especiais de autoreticulação, possibilitando a obtenção de altas resistências químicas e mecânicas.

Falamos de uma solução 'ready-to-use' que não carece de mistura nem adição de água e é indicada para utilizações em interiores, possuindo a certificação EC1+.

O produto permite com que não haja qualquer desperdício. Para uma cor reta aplicação dever-se-á utilizar a quantidade desejada, acondicionar, e utilizar novamente, sem perda de qualidade, incluindo de coloração. Trata-se também de uma solução de maior rentabilidade quando com parada com soluções cimentícias. É acondicionada em embalagens de 3kg, o que permite facilidade no transporte e no armazenamento, devido à forma da embalagem.

Esta solução pode ser utilizada quer em ambientes domésticos, tais como cozinhas, devido à sua elevada resistência a manchas de café, ketchup, chá ou vinho, mas também em casas de banho, ou até em ambientes industriais e hoteleiros, uma vez que apresenta uma elevada resistência aos fungos.

Importa ainda mencionar que o produto é compatível com a maior parte dos detergentes domésticos tradicionais. A sua elevada compacidade e resistência à abrasão funciona como 'escudo protetor' da possível degradação causada por estes agentes.

Por último, destacar, que esta inovadora solução está também indicada para a renovação e reabilitação de betumes antigos, ou com patologias associadas a 'manchas', desde que se garanta no mínimo 2 mm de profundidade, sem necessidade de remover a junta antiga. Permite, também, a qualquer momento, reparar a junta webercolor evolution, sem que a cor da zona a intervencionar fique com prometida.

Vera Fernandes, Investigação e Desenvolvimento - Colagem e betumação Saint-Gobain Portugal S.A. in Revista O Instalador