Concurso Estudantes de Arquitectura

Apresentação do Concurso

O Concurso de Estudantes de Arquitectura, promovido pela Saint-Gobain, é uma competição internacional baseada na visão da Saint-Gobain de edifícios sustentáveis. O concurso tem como principal objetivo apresentar projetos assentes na inovação e construção sustentável, no âmbito da renovação e reabilitação de espaços urbanos. O evento destina-se a estudantes de arquitectura, design, engenharia da construção, entre outras áreas relacionadas e que se encontrem entre o primeiro e sexto ano de estudos. 

A primeira edição teve lugar na Sérvia em 2004 e, desde aí, ocorre uma vez por ano. Na edição de 2023, o concurso contou com um histórico de 1300 participantes, 167 universidades e 30 países diferentes, onde foram atribuídos 5 prémios distintos.

Edição 2024



 

Depois do êxito da 18ª edição do Concurso de Estudantes de Arquitectura da Saint-Gobain, que decorreu em Lisboa, temos o prazer de anunciar que em 2024
temos encontro marcado em Helsínquia, na Finlândia.
O projeto desta edição leva-nos a desenvolver uma zona residencial próxima à quinta de investigação Viikki e ao Hospital de Ensino Veterinário, uma área desafiadora e repleta de potencial. 
Se és estudante de Arquitectura, esta é a tua oportunidade de brilhar!

 

Concurso de Estudantes de Arquitectura

Edição 2023


Foto de Grupo Concurso Estudantes Arquitectura 2023




 

A 18ª edição do Concurso de Estudantes de Arquitectura da Saint-Gobain, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, teve como missão desenvolver uma proposta de revitalização com utilização pública e cultural do terreno inserido no Aterro Urbano da Boavista, uma área atualmente pertencente à Câmara Municipal e utilizada para acolher diversos serviços municipais.

Números Chave 2023

Participantes

1300

Que competiram no Concurso Saint-Gobain

Universidades

167

Representados por professores de arquitectura

Países

30

Representados pelos participantes todos os anos 

Prémios

5

Incluí um Prémio atribuído pelos Professores e um Prémio atribuído por Estudantes.

Edição 2022






O projecto da 17º Concurso de Estudantes de Arquitetura do Grupo Saint-Gobain tinha como objetivo projetar a revitalização de uma área localizada próxima à estação ferroviária de Warszawa Wschodnia (Varsóvia Leste), através de uma combinação de ativação social e funções residenciais.

Foto de grupo Concurso Estudantes Arquitectura 2022