2 min

Saint-Gobain Portugal lança auditorias TIPCHECK para ajudar a indústria a reduzir gastos de energia

TIPCHECK Saint-Gobain Portugal

A Saint-Gobain Portugal S.A. disponibiliza auditorias TIPCHECK (Technical Insulation Performance Check) ao isolamento técnico nas indústrias, que visam oferecer novas soluções e ferramentas às empresas para economizarem energia e reduzirem custos, contribuindo, desta forma, para a descarbonização da indústria. Numa altura em que aumento dos custos da energia está a ter um impacto transversal a todos os setores, esta medida poderá ser fundamental para as empresas reduzirem a sua fatura de eletricidade.

A Saint-Gobain, através da marca Isover, está a sensibilizar o setor industrial para a importância do isolamento, evidenciando as perdas de energia existentes e demonstrando como economizar energia e reduzir as emissões de CO2, recorrendo apenas à implementação de soluções de isolamento ou melhorias das soluções já existentes.

O serviço TIPCHECK facultado pela Saint-Gobain, foi desenvolvido pela European Industrial Insulation Foundation (EiiF), e pressupõe inspeções a unidades industriais avaliando de forma rápida a performance do isolamento, identificando quais as áreas com maior potencial de poupança energética e consequente redução de emissões de CO2.

Além do potencial de eficiência energética, as auditorias TIPCHECK permitem também identificar melhorias na eficiência do processo e os riscos de segurança com equipamentos e pessoas, oferecendo, na sua maioria, períodos de retorno do investimento próximos de um ano ou menos.

Por estes motivos, em 2021, foram realizadas várias inspeções a unidades industriais do Grupo Saint-Gobain, assim como a outras unidades industriais em todo o mundo, tendo sido efetuados mais de 220 TIPCHECK.

Em 2022, o Grupo Saint-Gobain tinha mais engenheiros certificados TIPCHECK do que qualquer outra empresa a nível mundial, demonstrando assim o envolvimento da Saint-Gobain na obtenção de um mundo mais eficiente e sustentável, colaborando para que o setor industrial atinga as metas definidas pela UE para neutralidade carbónica em 2050.