2 min

Conforto acústico nas soluções de vidro? Sim, Saint-Gobain explica!

Conforto acústico nas soluções de vidro? Sim, Saint-Gobain explica!

São várias as funções do vidro num edifício ou habitação e este representa, em média, cerca de 85% da superfície da janela ou vão envidraçado.

O facto de ser transparente permite-nos apreciar o exterior, usufruindo do máximo de luz natural possível, bem como melhora o desempenho térmico e acústico dos edifícios, contribuindo para um maior conforto.

Um dos vários critérios principais a ter em consideração na escolha do vidro é a componente acústica.

O ruído é um elemento causador de stress particularmente quando é percebido no interior dos espaços e a escolha correta do vidro é algo a ter em consideração para evitar este desconforto, uma vez que é um elemento que desempenha um papel muito importante.

Para a redução do ruído, a espessura do vidro é fundamental – quanto mais espesso o vidro maior a sua redução. Mas, em muitos casos, existem limitações quanto à espessura do vidro a utilizar – principalmente devido às restrições de espessura e peso da caixilharia – pelo que nem sempre é possível optar por vidros muito espessos.

Assim, surgem os vidros laminados com PVB acústico. Esta película especial, e também completamente transparente, não compromete a entrada de luz, mas tem propriedades intrínsecas para atenuação do ruído.

Os vidros duplos que incorporam pelo menos um vidro laminado com PVB acústico reduzem consideravelmente a quantidade de ruído que entra nos edifícios através das janelas fechadas. Este tipo de vidro pode e deve ser utilizado em conjunto com vidros com capas de baixa emissividade e/ou controlo solar para melhor comportamento térmico. Assim, com a conjugação de várias soluções, é possível ter conforto térmico e acústico nos edifícios, promovendo a sua eficiência energética.

São várias as soluções Climalit® da Saint-Gobain Glass que respondem a estas necessidades, sendo a gama Saint-Gobain Glass Stadip Silence a mais adequada para atenuação acústica, podendo ser combinada com o Saint-Gobain Glass Cool-Lite® para controlo solar e/ou Saint-Gobain Glass Panitherm para isolamento térmico reforçado.

Artigo in Jornal Público.