3 min

Exposição ‘Eileen Gray. E.1027 . Arte Total’ ganha forma com o contributo da Saint-Gobain Portugal

Exposição Eileen Gray

‘Eileen Gray. E.1027. Arte Total’ é a nova exposição do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado dedicada não só à obra de Eileen Gray, como pretende aproximar a arquitetura, a arte e o design do público geral. A exposição decorre até 24 de abril e conta com o apoio da Saint-Gobain Portugal.

A mostra dá a oportunidade aos visitantes de mergulhar num espaço com o qual podem interagir, experimentando diretamente a síntese de proporções espaciais, materiais, cores e peças de mobília, adquirindo assim uma perspetiva única das ideias arquitetónicas da multifacetada Eileen Gray. A Saint-Gobain Portugal contribuiu para a realização desta exposição ao fornecer soluções que ajudaram a materializar a instalação à escala real do quarto principal da casa E.1027, localizada no Sul de França, e que relembra a figura desta pioneira arquiteta e designer através do que foi o seu primeiro – e um dos mais importantes – trabalhos.

Entre as diversas soluções que contribuíram para esta instalação, destacam-se a aplicação de soluções construtivas para a base do pavimento (placas RIGIDUR SOLERA) da Placo ®, bem como a colagem e betumação do pavimento cerâmico com as soluções webercol duorapid e webercolor premium. Foi também aplicado um acabamento nas paredes interiores através das soluções weberprim universal e webercal decor.

As soluções adotadas tiveram como objetivo cimeiro recriar o quarto principal da casa E.1027. Ao nível do pavimento o quarto original tinha revestimento cerâmico e, atendendo às necessidades de secagem rápida e eficaz dos materiais, optou-se por uma solução de colagem com estas características (webercol duorapid). No que concerne às paredes, pretendeu-se recriar o seu aspeto original com recurso a acabamentos alisados à base de cal, razão pela qual se optou pela solução com webercal decor.

Esta será a quinta edição da exposição, que pode ser visitada de quinta a domingo entre as 10h e as 18h, surgindo agora como um momento de balanço após cinco anos de trabalho em torno do projeto. Em Lisboa, vão ser apresentados conteúdos que dão a conhecer o extenso processo de investigação que resultou nesta exposição e que realçam a sua importância.

Dia 8 de março a Saint-Gobain Portugal convida-o(a) para se juntar a nós, às 16 horas, na entrada da Rua Capelo, para uma visita guiada com a curadora da exposição e para aí revivermos a magnífica obra de Eileen Gray, seguida de um momento de descontração com oferta de um porto de honra.

Contamos consigo