3 min

Liderança, Sustentabilidade e Inovação definem mais um ano da Saint-Gobain Portugal

Liderança, Sustentabilidade e Inovação definem mais um ano da Saint-Gobain Portugal

A Saint-Gobain Portugal continua o seu percurso como líder em construção sustentável, consolidando em 2023 o caminho de crescimento em vendas dos últimos anos.

Com o objetivo de abordar os grandes desafios do setor da construção, sustentabilidade, economia circular e falta de mão de obra, a Saint-Gobain Portugal apresentou uma oferta de soluções integradas que permite acrescentar valor ao mercado e ao cliente através de sinergias entre as atividades de argamassas, placas de gesso, lãs minerais e vidro.

A sustentabilidade, por sua vez, é desde sempre um compromisso para com o mercado. Em 2023, lançou uma solução pioneira no mercado: o Climalit® Ecológico que se caracteriza como uma solução de vidro duplo com capas, cujo vidro base é o Oraé®. Composto por 70% de vidro reciclado (casco), é o primeiro vidro no mercado com uma pegada de carbono estimada de apenas 7 kg CO2 eq./m2  (para uma espessura de 4 mm), o que representa uma redução de aproximadamente 40% de pegada de carbono em relação à média europeia de produção de vidro base. Com o objetivo de completar uma solução sustentável pelos clientes finais, foi lançada em parceria com a Reynaers uma “Solução Baixo Carbono”, que integra uma oferta de soluções – janela, fachada e porta de correr – com impacto ambiental reduzido.

A inovação chegou através do serviço mecanizado weberfloor pump truck para a aplicação de pavimentos, cujo reforço da oferta de camiões em 2023 vem revolucionar o setor, apoiando-o na sua industrialização. De notar que este serviço oferece uma economia significativa de tempo e de custos em obra para o aplicador, complementando o trabalho dos profissionais, e contribui ainda para a sustentabilidade do setor ao não utilizar sacos para a entrega do produto e ao possibilitar reabastecimentos de areia perto do local de obra, diminuindo, assim, o CO2 associado ao transporte.

Para dar a conhecer o seu compromisso com a construção sustentável às novas gerações de arquitetos, pelo primeiro ano recebeu em Portugal a 18ª Edição do Concurso de Estudantes de Arquitetura da Saint-Gobain, cujo desafio arquitetónico proposto aos concorrentes, estudantes de arquitetura de todo o mundo, visou a criação de um projeto arquitetónico baseado nas reais necessidades da cidade de Lisboa com vista à criação de espaços para a comunidade que respeitem o planeta e o bem-estar dos residentes.